Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

O derby

Entre o Benfica-Sporting e Paul Newman, o coração balança. O caso das casas da Câmara de Lisboa ainda posso adiar, porque vai dar pano para mangas. Agora assim...

Opto pelo Benfica para hoje, amanhã volto a Paul Newman. “Noite de Reyes”, o título óbvio é usado por Paulo Cunha Porto no Corta-Fitas: “O título justifico-o não só pela bela actuação do Extremo espanhol, como por, no duelo entre o Rei da Selva e a Rainha dos Ares ter prevalecido quem se consegue elevar mais alto”.

No Mar Salgado, Filipe Nunes Vicente acompanha o derby em quatro partes. Começa por lembrar que os de Alvalade "São uma turma aguerrida e contam com bastantes adeptos no seu bairro. Não devemos subestimá-los”. Benfiquista assumido, diz que “O verdadeiro hino, muito melhor do que aquela pepineira das papoilas saltitantes e das camisolas berrantes , o "Hino Vermelho", de 1929”, que basicamente canta “Benfica, és o mais querido e não tens igual, nesta terra tão linda de Portugal!”. No fim do jogo, resume: “Jogámos pelas faixas quando pudemos ( ...) e até foi de esguelha que Reyes marcou. Quique talvez tenha finalmente entendido que Amorim não é um médio-ala”.

Jorge Ferreira, no Tomar Partido, chama ao desafio o “rei dos derbies” e reconhece que “a águia voou alto”: “O Benfica é melhor. Ponto final. (...) E um agradecimento especial a Paulo Bento por ter motivado tanto o Benfica durante a semana”.

Já que falo de Paulo Bento, o comentário de Paulo A Silva, sportinguista confesso, no blog com o seu nome, cita o treinador de Alvalade: “O Sporting perdeu porque podia ter sido mais forte em termos ofensivos e defensivamente não soube controlar dois momentos.”. Comenta o blogger: “Deviam ser abolidos dos jogos esses dois momentos em que as equipas perdem o controlo: são sempre esses dois os culpados”.

Do lado encarnado, “Um Benfica à Benfica” é o que deseja o autor do blog O Coiso. Mas “Quique Flores ainda não me convenceu. Confesso: olho para este Benfica e custa-me a integrar os novos jogadores no meu conceito de Benfica. O Carlos Martins é do meu Benfica? E o Yebda? E o Reyes? E o Aimar? (...) São muitos jogadores novos. Tenho que rever a minha noção de Benfica”. No espírito apaixonado que o futebol sempre convoca, O Coiso remata assim: “De qualquer modo, qualquer equipa do Benfica que dê dois secos aos lagartos, é o meu Benfica!”

E o árbitro, árbitro não entra nesta jogo? Entra, claro. Hélder Robalo, no blog Novos Pensamentos, começa por analisar o jogo para escrever: “Confirmou-se, mais uma vez, que quem costuma estar pior na classificação costuma ganhar estes jogos e que Paulo Bento não aprende a estar calado. De que lhe valeram as três vitórias nos últimos três anos ontem? Nada. Nem um ponto. Nem um bom jogo sequer”. Mas depois vem o clássico dos clássicos: “Curiosamente, escreve, não o ouvi a ele ou a Soares Franco falaram da arbitragem e criticarem-se dos critérios duvidosos de Duarte Gomes. Mas isso, meus amigos, é outra história!”.

Lá está: jogo grande sem pôr em causa o árbitro é um pouco como um bolo sem a cereja em cima...

publicado por PRD às 19:43
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds