Terça-feira, 23 de Setembro de 2008

Sempre em pé

Ontem dediquei-me ao PS e nem tive tempo de olhar o mundo dos blogues depois das noticias sobre Santana Lopes. Uso o texto do blog Jumento para contar a sequência de factos: “Santana Lopes começou a lançar a sua candidatura, oferecendo-se para ser prisioneiro da estratégia política de Ferreira Leite, quem o ouviu foi o Ministério Público que o constituiu arguido, agora o PSD volta a enfrentar o velho problema dos candidatos arguidos”.

Paulo Pinto Mascarenhas, no Atlântico, chama de “oportunismo singular” esta constituição de Santana em arguido: “Numa altura em que se começava a criar o possível cenário de uma candidatura à Câmara de Lisboa, aparece esta notícia. Coincidência? (...) Prefiro pensar que se trata apenas de uma coincidência. Mas é por estas e por outras que há muito boa gente que duvida (...) de uma verdadeira separação de poderes entre o braço político e o braço judicial”.

Jorge Monteiro, no blog Nau katrineta, prefere recuperar um velho nome do politico e dizer que anda o “Menino Guerreiro em Bicos dos Pés”. José Paulo Fafe, no blog com o seu nome, acha que “a hipótese de Pedro Santana Lopes poder vir a ser candidato à Câmara de Lisboa começa a incomodar muita gente”. Depois de citar dois ou três exemplos, remata à sua boa maneira: “Como habitualmente se diz... "o que eles sabem, já a mim me esqueceu"...

No blog Bom Gigante, R Cataluna considera que Lisboa, para o PS, “Não são favas contadas” e nota a “sobranceria com que muitas hostes socialistas têm tratado a possível candidatura de Santana Lopes”. E avisa: “Santana (...) é uma máquina de ganhar eleições”.

“Aparece demais, fala demais, gastou-se demais” – assim resume Macro, no blog Macroscópio, o trajecto do social-democrata, para depois escrever: “Pela lógica e natureza das coisas, este apoio de Ferreira leite a Santana é tão incompreensível quanto contraproducente”, já que ele representa “o demo-populismo de que os portugueses já estão fartos na vida pública em Portugal”.

Quem assim não pensa é António Lopes da Costa, no blog Tenho Dito, que apoia uma candidatura de Santana e escreve: “Santana Lopes é dos poucos que sempre esteve disponível para as batalhas mais difíceis. Enquanto outros, em tempo de guerra, se escondiam em todos os buracos, como trincheiras, Santana esteve na linha da frente do combate político, puro e duro, sendo sempre ele que deu o corpo às balas”. Nem por isso, no entanto, Rodrigo Moita de Deus, no 31 da armada, o apoia: não “gostaria que Santana Lopes fosse novamente o candidato do PSD a lisboa. Por duas razões. Primeiro porque sou lisboeta e adoro a minha cidade. Segundo, porque acho que ganharia”.

Enquanto isso, no seu blog, e sobre esta matéria, o potencial candidato alimenta um prudente silêncio. Só num post sobre o Aeroporto de Monte Real se pode ler algo que a conspiração politica pode relacionar com estes rumores: “As coisas demoram, mas, com jeito, vão lá. (...) Às vezes, é assim: tem de se aguentar até mais se juntarem às boas causas”. Santana sobre ele próprio? O tempo o dirá...

 

publicado por PRD às 19:53
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds