Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

O fenómeno Palin

Ora vamos lá olhar para miss Sarah Palin, candidata a vice nas eleições americanas. Desde que o seu nome foi anunciado, e a sua existência revista, o mundo dos blogues vive obcecado por esta mulher. O debate politico do momento passa por ela e pelo que pensa dela certa esquerda, certa direita. Vamos em frente, entremos pelo blog Corta-fitas através de Teresa Ribeiro: “Se fosse feia e tivesse mais dez anos (...), se ao lado de McCain não parecesse ainda uma menina (...), nesta recta final das eleições americanas McCain já estaria arrumado”. No mesmo blog, Pedro Correia socorre-se de Camille Paglia, “talvez a mais célebre feminista americana”, para deixar interrogações no ar: "Talvez estejamos a ver a primeira mulher Presidente [dos EUA]. Como democrata, ainda estou em estado de choque. O dela foi o melhor discurso que já escutei de uma política americana." Um depoimento insuspeito”, diz Pedro Correia.

No blog Gato do Cheshire encontro Luciano Amaral: “Sarah Palin é apresentada pelos seus inúmeros críticos alternadamente como uma idiota sem remissão ou então como uma criatura cuja perfídia e capacidade política só podem ter características extra-humanas. (...) Apesar de tudo, a tese da imbecilidade não deve ser verdadeira. Porque se o fosse”, Barack Obama não seria hoje, escreve Amaral, “um gajo à rasca para subir nas sondagens”.

Henrique Burnay, no 31 da Armada diz que, “por muito que a esquerda tente, a imagem de uma Sarah Palin cavernícola e de crucifixo na mão não colhe. Palin foi escolhida por ser e representar as mulheres que trabalham, são mães de família, enfrentam combates e são conservadoras. Há muitas”.

Responde-lhe Ana Gomes, no blog Causa Nossa, depois de lhe chamar a “lasca do Alasca”: “Cheirou-me logo que a "babe" do Alasca ia sair pela culatra aos republicanos - o mulherio que votou Hillary Clinton jamais se deixará seduzir por uma dama que está nos seus antípodas ideológicos, sendo obscenamente pró-armas e anti-aborto”.

Irónico, Manuel Jorge Marmelo no Teatro Anatómico vê em Palin: um “cruzamento de Donas de Casa Desesperadas, O Amor no Alasca e personagem marota de certos filmes pornográficos”

Do outro lado da barreira, Bruno Gonçalves no Atlântico: “Palin representa a tradição maverick de McCain”. Afonso Azevedo Neves, no Grande Alface, nota que a esquerda vê em Obama qualidades que, por outro lado, em Palin se transformam em defeitos: a inexperiência, a ignorancia, até os sermões do seu pastor. Em Obama é vantagem, em Palin passam a “sinal do fim dos tempos”.

E andamos assim, com a candidata republicana como paradigma do debate entre esquerda e direita. Fecho a ronda com a descoberta do antigo jornalista José Paulo Fafe, agora também em blog. Para mostrar onde anda o bom jornalismo e como “é fácil escrever pouco e dizer muito”, cita um parágrafo da revista Veja sobre a candidata: "Sarah Palin pode ter silhueta de bonequinha de luxo, mas, no seu primeiro discurso ao país, ela mostrou que morde feito um pit bull de batom". Imagem certeira, sem dúvida...

publicado por PRD às 19:13
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds