Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008

Blog da semana: Bomba Inteligente

O fim de semana que chega é dominado por um nome: Madonna. Fez 50 anos há menos de um mês, mas a cantora, compositora, dançarina, também actriz, até mesmo autora de livros infentis, não se deixa intimidar pela idade...

E aos 50 anos faz mais uma tournée mundial, com a sua carga erótica e a sua batida fortíssima. A tournée passa por Lisboa no próximo domingo, no Parque da Bela Vista, e os 70 mil bilhetes postos á venda voaram em menos de nada.

Ora bem: quis escolher para blog da semana algum que pudesse ter ligação directa a Madonna.

Por todo o globo, os admiradores da cantora alimentam centenas de blogues – mas em Portugal, pasme-se, não encontrei um só... Lembrei-me então de escolher para blog da semana um dos mais antigos da blogoesfera nacional, eu diria mesmo que é um clássico, e cuja autora é fã confessa da "Material Girl".

Carla Hilário Quevedo é a Bomba-Inteligente, blog que abriu portas em Abril de 2003, ou seja, há mais de cinco anos. E abriu bem, com a seguinte frase: “As bombas inteligentes não são estúpidas; são bombas que aprendem”, aparentemente uma frase de Colin Powell.

Pois bem: ao longo destes mais de cinco anos, a Carla desenvolveu um blog pessoal muito especifico: é o reflexo da autora, dos seus gostos, das suas obsessões, amores e ódios, mas é também uma placa giratória permanente de informação – seja no diálogo com outros blogues, e a Carla conhece centenas deles, seja nas ligações que faz com as colunas que assina no jornal Sol e no diário Meia-Hora.

Se no começo o blog vivia mais de texto, hoje vive mais de imagem, musica, clips. E Madonna tem lugar cativo: uma busca no motor do próprio blog descobre 93 referências a Madonna, na maioria dos casos vídeos e fotografias.

Carla inventou a rubrica “Eu Hoje Acordei Assim”, onde coloca fotografias de grandes mulheres que pelos vistos a inspiram em cada momento – e Madonna, claro, aparece diversas vezes, mesmo quando a bloger questiona o penteado ou a roupa.

No universo dos blogues nacionais, e naquilo que de mais puro um blog pode ter e ser, o Bomba Inteligente, que pode encontrar em bomba-inteligente.blogs.sapo.pt, merecia sempre ser um destaque desta Janela – aí fica então sob o pretexto Madonna, mas obviamente sem precisar de qualquer pretexto. Vale por si – neste caso, vale pela Carla Hilário Quevedo...

publicado por PRD às 18:44
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds