Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008

Blog da semana: Ponto Media

O mundo da comunicação está em plena revolução – e ninguém sabe muito bem onde irá parar. A plataforma blog contribui para essa mudança, alimentando debates que os meios clássicos não promovem, revelando novos autores que de outra forma jamais sairiam do anonimato, e contribuindo ela própria para a conversa alargada sobre o futuro dos media e do jornalismo.

Há evidentemente, um conjunto generoso de blogues que reflecte sobre comunicação social e jornalismo, muitos deles ligados aos cursos académicos. Neste domínio, no entanto, é incontornável, para quem se interessa pelo tema, visitar regularmente o blog do jornalista António Granado, Ponto Media, que se encontra em ciberjornalismo.com/pontomedia.

Para começar, é um dos mais antigos blogues do panorama nacional: os primeiros textos que ali se encontram datam de Janeiro de 2001. Então, como hoje, Ponto Media assume-se como “Weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta”.

Literalmente: todos os dias há pequenos posts, às vezes de duas linhas apenas, chamando a atenção para um artigo num jornal estrangeiro, um novo livro, um vídeo, uma polémica que nasça, a cobertura jornalística de um evento relevante.

Como se estivéssemos perante um (bom) big brother, aqui monitoriza-se todo o planeta, e chegam links para textos e blogue e noticias de toda a parte. É riquíssimo em informação, não muito marcado pela opinião do autor, embora naturalmente haja uma escolha de temas.

António Granado já pertenceu à direcção do Público, neste momento é chefe de redacção, doutorado em estudos de comunicação no Reino Unido, tem livros publicados sobre estas temáticas, assistente convidado da Universidade Nova de Lisboa, justamente no Departamento de Ciências da Comunicação.

Ponto Media é então a minha escolha da semana – uma escolha que interessa não apenas a quem vive da informação e do jornalismo, mas a quem quer perceber melhor como funciona este universo e que futuros lhe estão a ser desenhados um pouco por todo o lado. A revolução está em marcha, mais do que um ponto, estamos no domínio das reticências, mesmo dando razão a Jeff Jarvis numa entrevista que reli no blog e onde se diz: “O jornalismo é pessoas à procura de coisas que precisam de saber”. Nem mais...

publicado por PRD às 19:33
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds