Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008

Pedroso & A Justiça

Notícia do dia foi sem duvida a vitória de Paulo Pedroso no processo que moveu contra o Estado Português. O mundo dos blogues comentou esta prisão abusiva e este erro grosseiro do juiz Rui Teixeira. Excelente e rigoroso, o post de João Gonçalves: “O dr Paulo Pedroso foi alvo de um dos maiores assassinatos de carácter de que há memória. Foi exibido ao país como uma "presa" fácil num safari exótico. Sofreu, de imediato, a "presunção" de culpado numa absurda inversão dos princípios que aprendemos nas universidades de direito. Esse lance infeliz da administração da justiça custou-lhe quatro meses e meio de cadeia e um "julgamento" alarve na praça pública. (...) A justiça deu-lhe, aqui, razão e o Estado foi condenado numa indemnização. Parece que o mesmo Estado, através do Ministério Público, vai recorrer. É, também, um direito seu. Convinha (...) que a justiça fosse mais prudente, mais eficaz e, sobretudo, menos espectacular e tagarela”.

Tão tagarela como bem recorda Miguel Marujo no Cibertulia: “Quem leu a acusação percebia que o Zé da Tia Anica podia ser tão acusado como Paulo Pedroso (...)... Enfim, um mar de erros grosseiros, que não retiram o ónus que Paulo Pedroso carregará”. António de Almeida, no blog Direito de Opinião, bem o confirma: “É francamente mais fácil obter uma absolvição na Justiça, do que na opinião pública, (...) onde o político há muito que foi condenado, e provavelmente nunca voltará a ver totalmente reposto o seu direito ao bom nome”. José Carlos Guinote, no blog Pedra do Homem, alarga mesmo a análise ao efeito cabala: “Sempre pensei que o processo Casa Pia cumpriu objectivos político-partidários muito concretos. Tratou-se de decapitar a direcção socialista de então, liderada por Ferro Rodrigues. A luta contra a pedofilia é outra coisa (...). Espero que o processo tenha ao menos permitido minorar o sofrimento de algumas das vítimas e ajudar a prevenir outros crimes”.

Manuel Jorge Marmelo, no Teatro Anatómico, levanta a dúvida sobre o facto de Paulo Pedroso ser figura publica e bem defendida: “Suponho que, todos os anos, milhares de portugueses sejam detidos ilegalmente, mas que muito poucos tenham o poder e o dinheiro necessários para conseguirem ser libertados, primeiro, e, depois, para fazerem o Estado pagar pelos erros que a Justiça comete. Ou seja: sendo supostamente cega, a Justiça tem o hábito maroto de, em certos casos, espreitar por baixo da venda como as crianças batoteiras quando jogam à cabra cega”.

No fim deste dia de tantas opiniões e ideias, registo esta, mais sensata e pensada, de JCS no blog Lóbi: “Paulo Pedroso é a primeira vítima de pedofilia a receber uma indemnização do Estado. As outras vítimas – as que sofreram abusos sexuais – continuam à espera. Mas isso não impede Paulo Pedroso de dizer, com todo o descaramento, que esta decisão reforça a confiança na Justiça. Pode alguém dizer, sobre o processo Casa Pia, que alguma coisa reforça a confiança na Justiça? Ou isto era uma luta e Paulo Pedroso entende que ganhou ou então não, não pode”. Mais nada a dizer por agora.

publicado por PRD às 19:28
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds