Terça-feira, 2 de Setembro de 2008

Ensinamentos

É verdade que, depois de um Agosto adormecido, o mês começa com muito movimento na blogoesfera nacional.  Aliás, Miguel Marujo nota a diferença no Cibertulia: “Já está apressada a cidade. Nota-se muito. A dolência de Agosto fazia arrastar os dias e os corpos, mesmo os que trabalhavam. Agora não. Só os corpos mantêm a memória do quente que é Agosto”. Bom, no mundo dos blogues nota-se o regresso da pressa e da pressão, mas também é verdade que é repetitiva a insistência no desaparecimento público de Manuela Ferreira Leite ou na vaga de crimes e sua explicação. Parece que andam todos a pôr a conversa em dia, o que é natural.

De vez em quando gosto de aproveitar estes momentos menos óbvios para procurar pérolas deste mundo de palavras – e encontro até quando o tema é justamente a falta de assunto. Vejamos por exemplo este post, Cromos de Verão, de José Teófilo Duarte no Blog Operatório:

“A silly season oferece trabalho a incansáveis profissionais de várias áreas. Os cantores de feira correm as aldeias. Os bombeiros apagam fogos. Os ladrôes atacam casas desocupadas, desocupam os carros dos seus proprietários, subtraem lucros de delegações bancárias. Depois há quem se especialize em comentar tudo isto. E também há especialistas em tudo isto e muito mais. Assim de repente recordo-me de Moita flores e Ângelo Correia. O que dizem não ultrapassa a banalidade, mas não há nada que lhes escape: ele é a pequena Maddie, ele é a onda de assaltos, ele é a oposição ao Governo e a falta dela, enfim, assunto não falta. Mas tanta sabedoria satura”.

Teofólio Duarte está cheio de razão e o olhar é certeiro. Como certeira é a citação que encontro no blog  Avatares de um Desejo a propósito da partida de Quaresma do Futebol Club do Porto. Bruno Sena Martins, triste com o sucedido, fala de memória e gratidão e cita Jorge Luis Borges: “O propósito de abolir o passado já aconteceu no passado e -- paradoxalmente -- é uma das provas de que o passado não se pode abolir."

Ainda sobre futebol, outra pérola, outra ideia sobre a qual vale a pena pensar. Encontro-a no Mar Salgado, com Nunes Vicente: “Numa equipa de futebol a defesa é o sistema renal e hepático, e o ataque é o aparelho reprodutor. O meio campo é o cérebro e o pulmão”.

Neste mundo imenso de blogues, às vezes a sabedoria vem da arte da escolha. Exemplo disso, um pst de Pedro Correia no Corta-Fitas de ontem. Ele escolheu pequenas, porém excelentes frases, que José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro espanhol, disse numa entrevista ontem mesmo publicada pelo jornel El Mundo. Fixei estas duas: "Creio apaixonadamente que a democracia é um sistema de contenção. Quanto mais poder tens, mais te deves conter.". E outra: "Nunca nos devemos esquecer de que o exercício do poder é temporário. É fundamental, até para a saúde mental de um governante, que o poder seja desmistificado."

Num dia sem história, ensinamentos diversos que colho, aqui e ali, nesta viagem diária pelos universos de muita, mesmo muita gente...

publicado por PRD às 19:26
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds