Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008

Crime, diz ele (variação sobre o mesmo tema...)

Agora é assim: os primeiros vinte minutos de qualquer noticiário televisivo inclui o rol dos crimes - assaltos a bancos, assaltos a bombas de gasolina, ameaças, armas, tiros. Inevitável voltar ao tema, tanto mais que ontem Cavaco Silva veio dizer que “a onda de crimes aumentou significativamente” e que “não há dias sem assaltos”. Paulo Gorjão comenta: “O que surpreende (...) é que em vez de sugerir ao primeiro-ministro em privado a adaptação da estratégia governamental de combate ao crime, Cavaco Silva tenha optado por expressar publicamente a sua preocupação, ainda por cima depois de o PSD ter pedido a demissão do ministro (...) Rui Pereira”. João Miranda, do Blasfémias, chamou-lhe “uma intervenção ao nível da conversa de café”, e Jorge Ferreira, no Tomar Partido, puxa pela memória: “Cavaco Silva devia lembrar-se que foi Primeiro-Ministro dez anos. E devia, sobretudo, lembrar-se do que fez às polícias no seu tempo e no que fez ao Código Penal no seu tempo”.

Sobre a vaga de crimes, bom, o mundo dos blogues continua dividido na forma como observa o que se passa. No 31 da Armada, Rui Castro defende que este aumento da criminalidade resulta de “deficiente prevenção” e “uma ausência de punição, em consequência de uma justiça que não existe”. Receia mesmo que um dia destes vejamos “a populaça começar a pegar em armas e a fazer justiça pelas próprias mãos”.

No Teatro Anatómico, Manuel Jorge Marmelo retira carga ao tema: “Ignoro se há realmente um problema de insegurança no país. Talvez haja. Há todos os anos em Agosto. Ou insegurança ou fogos florestais. Agosto é o mês da Administração Interna”.

Talvez tenha razão. Recuperando esse lado tablóide da informação, encontro no blog A Pente Fino. Miguel Carvalho, um texto revelador. A propósito de uma notícia cujo título diz “Crimes violentos estão a aumentar”, escreve ele: “Quando se lê a notícia percebe-se que afinal há alguns tipos de crime violento que estão a aumentar, sendo o título portanto abusivo, enganador e sensacionalista. Se houver mais violações e menos homicídios será que podemos afirmar que os crimes violentos estão a aumentar... ou a diminuir? Se me apetecer olhar para o carjacking, tenho direito a um título sensacionalista. Se me apetecer olhar para os homicídios (...), então - como a própria notícia o diz - então tenho a criminalidade a descer!! Tanto uma como outra escolha não dão um retrato fiel da realidade...”

Não temos uma realidade clara, vamos até à ironia com graça de João Pinto e Castro no blog 5 Dias, sob o título “Fiasco”: “Dois infelizes que se deram ao trabalho de assaltar um banco não conseguiram sacar mais do que uns míseros 750 €, sendo ainda por cima forçados a fugir a pé por o produto do roubo não chegar para pagar o táxi. Manifestamente, nem a escola prepara as pessoas para a vida, nem o país premeia o esforço individual”...

publicado por PRD às 14:36
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds