Quarta-feira, 27 de Agosto de 2008

Era uma vez na América

Convenção democrata, tentativa de atentado a Obama, aproximação às eleições, enfim, o momento americano volta a estar na ordem do dia, e lá vou atrás dele. Descubro dois blogues exclusivamente dedicados a esta eleição. Um deles, de Nuno Gouveia, insere-se no âmbito da dissertação do seu mestrado e chama-se apenas Eleições Americanas de 2008. Explica que a “Convenção afigura-se de extrema relevância para a campanha de Barack Obama. Se pretende chegar à Casa Branca, terá que começar a ganhar em Denver as eleições. Normalmente, os candidatos dão um “salto” nas sondagens após as convenções”. No blog Bom Gigante, R. Cataluna confirma: “A Convenção Democrata marca, de certo modo, o início da corrida deste Partido à Casa Branca. Agora é que a campanha a sério vai começar. Obama tem poucas semanas para demonstrar de que massa é feito. (...) Até que ponto (...) os EUA estarão preparados para enterrar a questão racial e eleger um Presidente Negro?”.

Uma boa pergunta que ontem ganhou novos contornos, com as tais ameaças a Obama. Outro blog inteiramente dedicado ao tema, o  América 2008, de N. Salgueiro, analisa as noticias:”este incidente só vem reforçar os receios de que Obama seja vitima de um atentado pelo facto de ser negro. No entanto, todos os candidatos recebem (...) protecção dos serviços secretos - o que significa que não sendo impossível, é bastante mais difícil do que era antes, e é necessário um nível de organização e planeamento muito para além do típico supremacista branco com uma carabina”.

No blog 5 Dias, Rogério da Costa Pereira chama à ameaça de assassinado “a Marinha Grande de Obama”. Para bom entendedor...

E falando ainda na Convenção Democrática, encontro Bernardo Pires de Lima no Atlântico: “Posso estar enganado (...), mas parece-me que Obama começa a sofrer do mesmo que atingiu, por exemplo, Pedro Passos Coelho durante as directas do PSD: umas semanas a mais de campanha. Tivesse esta sido mais curta e provavelmente não se encontrariam tantas incongruências no discurso ou um gritante reconhecimento (...) de que a política externa e de segurança não é de todo o forte de Barack”.

Bom, voltando à terra, aterro no Vox Pop de Paulo Gorjão: “a comunicação social começa a prestar especial atenção aos bastidores das candidaturas, procurando identificar os nomes que estão por detrás dos candidatos e que muito possivelmente irão fazer parte da futura equipa presidencial. (...) A dimensão das equipas é de fazer inveja, a mim pelo menos. Barack Obama, segundo se calcula, conta com o input de cerca de 300 especialistas, isto só no domínio da política externa e internacional. Também neste domínio, John McCain tem o apoio prestado por uma equipa de 75 especialistas. Naturalmente, em termos de escala, não seria realista exigir algo semelhante em Portugal. Um décimo destes valores, por sector, seria um bom começo…”.

Fecho a Janela, portanto, olhando a América de uma varanda portuguesa. Não há comparação, claro – mas a tentação é tão grande nos dias que correm...

publicado por PRD às 14:34
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds