Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008

Blog da semana: Onde só chega quem não tem medo de naufragar!

 

“Onde só chega quem não tem medo de naufragar!” – eis um titulo comprido para um blog, mas a liberdade tem destas coisas: é mesmo assim que se chama o blog de Miguel Arrobas, um advogado nadador que meteu na cabeça atravessar o canal da Mancha a nado. Quem pense que isto é pura loucura, engana-se: uma rápida investigação na net permite perceber que há um tipo especifico de natação com competição chamada de “águas abertas”. A diferença para a natação clássica é justamente não ser praticada em piscina, mas sim em mar, rio, barragens ou lagos.

A travessia do Canal da Mancha insere-se nesta modalidade e é registada oficialmente. Miguel Arrobas, depois de uma carreira que passou pela natação olímpica, pelo pólo aquático e por outras modalidades desportivas, decidiu então tentar a sua sorte, depois de treino intensivo em Portugal. Foi bem sucedido – e o seu blog, com o nome comprido, é um exemplo de amor e paixão. Não tem apenas os relatos dele, a experiência da travessia, os vídeos dos programas de televisão – tem maravilhosas cartas do pai de Miguel, com ensinamentos e lições de vida. Tem as palavras meigas da mulher do nadador, apoiante da primeira hora. E tem ainda argumentos que justificam a iniciativa, na preservação do ambiente, por exemplo.

“Onde só chega quem não tem medo de naufragar!” é o meu blog da semana, pode ser encontrado em miguelarrobas.blogspot.com. Podia ser outro blog, O Sonho da Mancha , de Nuno Vicente, que também este Verão atravessou o canal. Ambos merecem visita.

Mas este, de Miguel Arrobas, tem as palavras de um pai que escreve assim:

“Sei, como teu Pai, que embora me possa apetecer pedir o Mundo para o meu Filho, o meu Filho é suficientemente Grande e Humilde para não querer nada disso e lhe bastar o Amor de Deus e o Carinho e o Amor de todos nós que também o amamos tanto. Haverá medalha maior que a de ter no peito a da "Ordem do Amor"? Sabemos, na nossa família, que não. E todos nós sabemos que foi por Amor que venceste e te venceste. Sei que duas Associações recebem contributos teus, pelo esforço que fizeste. Obrigado meu Filho por saberes dar, por te saberes dar, e, tal como o poeta Carlos Queiroz pergunta no começo de um dos seus poemas, "Menino, queres ser meu Mestre?", também eu faço a mesma pergunta, disposto como estou a continuar a aprender contigo, como fiel admirador e discípulo. Continua a ser o Homem que tens sido, porque como alguém disse "primeiro sê Homem e depois sê Anjo". E como na letra de um fado, "e se não fosse pecado, queria-te mais do que a Deus".

Merece tudo, bem me parece. Merece ser a minha escolha desta semana.

publicado por PRD às 18:11
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds