Quarta-feira, 20 de Agosto de 2008

Olimpiquices

 

“Se há competição onde perder não envergonha, é nos Jogos Olímpicos. Perder é também uma festa, lá onde o melhor está em participar” – isto escreve Valupi no blog Aspirina B.

Mas isto é excepção: a regra é, na blogoesfera, pancada da grossa na delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos, e agora que Vicente de Moura anunciou demissão, a coisa ferve. Exemplos soltos do que por aí se diz:

Eduardo Pitta, no blog Da literatura, considera “lamentáveis” os resultados e declarações “da trupe que está a representar Portugal em Pequim”. Victor Abreu, no blog Jantar das quartas, chama à nossa a “cada vez mais esquelética representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim”, e pede aos organizadores dos Jogos de 2012 para marcarem “uns horários da tarde para as provas dos "nossos”, depois de ouvir um participante português confessar que provas pela manhã, nem pensar, de manhã é na caminha...

Pedro Correia, no Corta-fitas, reconhece que Vanessa Fernandes “resgatou o péssimo comportamento da representação olímpica portuguesa”, e recorda que “houve uma menina que confessou não estar vocacionada para aquele género de competições, (...) um cavaleiro que desistiu por uma égua ter ficado "histérica" e até um ciclista que regressou a Portugal antes de competir por descobrir que os ares de Pequim não lhe faziam bem à asma”.

Acrescenta o jornalista: “Toda esta gente recebe há anos subsídios de alta competição (pagos pelo erário público) (...). Na hora da verdade, quase todos se portaram mal - o que valeu até críticas bem justificadas da própria Vanessa Fernandes e um reparo - que só pecou por tardio - do presidente do Comité Olímpico Português”. Recomenda Pedro aos atletas: “é bom que pensem duas vezes antes de embarcarem para novas olimpíadas”. Para fazer o quê?

Exactamente o que João Miranda, no Blasfémias, diz que os portugueses têm feito: turismo. Mas tem análise na coisa: “o turista olímpico está muito mais próximo do espírito original dos jogos do que o atleta-funcionário-público. (...) O erro não está na figura do turista olímpico, mas na figura do atleta-funcionário-público. Acabem com os atletas-funcionários-públicos. Não lhes paguem, e o assunto fica resolvido”.

Para contrariar este espírito que grassa pelo mundo dos blogues, fecho com uma ideia diferente e divergente, que pode não dizer nada mas dá que pensar. Encontrei em Pedro Sales, no blog Zero de conduta, e nota esta diferença: “a Austrália investe 33 vez mais dinheiro do que Portugal. Eles têm 35 medalhas, Portugal tem uma. Estas coisas contam. Têm a certeza que querem medalhas ou é só conversa?”

publicado por PRD às 18:30
link do post | comentar
1 comentário:
De cristinamaf a 24 de Agosto de 2008 às 18:55
parece que foram todos precipitados e julgadores/opinadores sem objectividade , não ?


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds