Quarta-feira, 13 de Agosto de 2008

A memória dos sabores

 

Uma vez de vez em quando tem de ser, rendo-me ao maravilhoso mundo dos blogues dedicados à culinária, e começo sempre pelo meu preferido, que visito com metódica regularidade e onde se junta o talento gastronómico com o talento literário. Trata-se do “Ardeu a Padaria”, de João Pedro Diniz, onde encontro este bocado de belíssima prosa:

“De que material é feita a memória dos sabores?
Em grande parte é amor, saudade e desejo, mais do que a enorme habilidade da mãe, avó ou qualquer outro ser bondoso que nos tenha alimentado no passado.
Esses manjares remotos deixaram um rasto mal explicável, mas sem dúvida delicioso, que como os melhores vinhos, se for bem cuidado, melhora muito com o passar dos anos”.

Sabores, mil sabores podem ser encontrados no “Ardeu a Padaria”, mas também no Caos na Cozinha onde Mariana escreve assim:

“No meu frigorífico há massa de pão, pimentos padrón, tomates cereja, uma taça de strawberry fool, morangos frescos, natas à espera de se tornarem panna cotta, ganache de chocolate e muitas, muitas bebidas!

No meu frigorífico também é Verão!”

E quanto à receita do Strawberry Fool, ei-la:

“200g de morangos cortados em pedaços, açúcar em pó, 120ml de natas para bater, 120ml de iogurte grego

Ponha os morangos numa taça e polvilhe com açúcar (a quantidade vai depender da doçura dos morangos). Deixe macerar uma meia hora, no frigorífico. Depois triture-os com a varinha mágica ou esmague-os com um garfo, até obter um puré. Eu esmaguei os meus com um garfo, para poder ficar com bocadinhos inteiros.

Bata as natas até estarem praticamente em chantili. Acrescente o iogurte e bata novamente, para misturar tudo bem. Junte o puré de morango e misture, deixando o mais homogéneo possível. Distribua por chávenas bonitas e com tons de Verão e leve ao frigorífico umas duas horas”.

Bom, da lista dos meus blogues de consulta regular para efeitos de cozinha e gastronomia fazem ainda parte o “I Love Bimby”, útil a quem tem a famosa máquina, mas um blog que tem andado muito apagado. Também frequento o Baú da Conceição, onde aqui há dias aprendi a fazer um esparguete com lulas e tomate simples mas delicioso. E visito regularmente o blog “Pão, Bolos e Cia” – sendo que na companhia vale tudo, “assados e cozidos, fritos e grelhados...”. A ideia de partilha ganha nestes blogues uma dimensão superior – porque não apenas se partilham as receitas, como também os gostos, a cultura dos autores, os países por onde andaram. O blog “Ardeu a *Padaria”, por exemplo, tem ligações para blogues de outros países, de outras gastronomias – e é possível, de blog em blog, reunir um verdadeiro manual da culinária de todo o mundo. Uma óptima ideia para um dia de férias em que não apeteça mais do que estar na cozinha, com as mãos na massa..

publicado por PRD às 02:19
link do post | comentar
1 comentário:
De Mariana a 25 de Maio de 2009 às 14:48
O motor de busca do Google trouxe-me até aqui. Até a uma referência que não conhecia e que muito me envaidece. Não é todos os dias que sabemos que nos lê quem nós lemos e admiramos.

Obrigada pela referência.

Com um beijinho,
Mariana


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds