Terça-feira, 12 de Agosto de 2008

Fotografia no mundo blog

 

Aqui há dias falei de blogues que são verdadeiros catálogos de vídeos, hoje entro pelo caminho da fotografia – outro dos mundos onde há centenas, milhares de blogues, muitos deles altamente sofisticados e profissionais, ligados ao fotojornalismo mas também á arte, ao retrato, ao erotismo. O universo da fotografia, com a facilidade que a era digital veio trazer aos amadores, é dos mais explorados no mundo dos blogues. Uma viagem rápida por alguns deles pode começar no endereço diasdeumfotografo.blogspot.com/, o espaço de Egídio Santos, fotojornalista muitíssimo competente e ecperiente, que passou por jornais como O Liberal, O Jornal, O Independente e hoje está no Jornal de Negócios.

O blog de Egídio é mesmo o diário de um fotógrafo – ele tanto coloca em rede as imagens que vai captando no seu dia a dia profissional, como mistura essas imagens com memórias de viagens ou retratos que o marcaram. Ver aquele blog é um pouco como passear pela agenda do seu autor, e de alguma forma ver também um pouco do seu diário mais pessoal. Sendo que estamos aqui no dminio da fotografia profissional.

Ainda nesse domínio, mas numa mistura de arte, comércio e fotografia conceptual, o trabalho de Joana Garrido merece um olhar atento, e o seu fotoblog exibe uma qualidade de design acima da média.

No domínio da fotografia amadora, é difícil destacar um blog, há tantos, tantos – gosto especialmente de um, “Dias Assim”, que no último ano misturou o diário de uma professora com uma fotografia por dia. O projecto parece estar concluído ou quase... Outro, onde as fotos amadoras se misturam com um ou outro texto, é o Foto Diário, assinado por Mário Henriques.

Há ainda quem prefira andar pela rede a fazer copy-paste de fotografia alheia, geralmente com ordem temática. É o caso de um dos blogues que está sempre no top dos mais vistos de Portugal, o “E Deus Criou a Mulher” com o excelente subtítulo “Até que a vista nos doa. Horas de contemplação”. Nem mais nem menos, uma escolha primorosa e rigorosa de fotografias de mulheres deslumbrantes, actrizes, manequins, artistas, em geral poses sensuais, nada de pornografia, tudo para o supremo prazer da vista. Na mesma linha está o blog “Eva nice deram”, que assume “o fascinante mundo da ilusão, dos sonhos inatingíveis, da contemplação sem preconceitos e livre de impostos ou multas pecuniárias”. Também aqui, mulheres, mulheres, mulheres – e com isto já sei que passo por ser machista e homofóbico, mas na verdade não encontrei blogues com belas fotografias de homens. Paciência, a busca pode continuar, foto-blogues é seguramente uma das modas com futuro neste universo...

publicado por PRD às 02:18
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds