Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008

Cicloblog

 

Segunda semana em que evito prudentemente a actualidade e aproveito esta maré-baixa para explorar e revelar outros mundos que o mundo dos blogues encerra.

Diz-se que Lisboa não é uma cidade amiga da bicicleta. Sete colinas, poucas ciclovias, muitas subidas e descidas, condutores pouco respeitosos, enfim: não apetece.

Mas é melhor pensar no assunto, porque a crise dos combustíveis veio para ficar e todas as alternativas podem ser consideradas.

Bicicleta, então; experimente este endereço bicicletanacidade.blogspot.com/ e descubra um blog totalmente dedicado a quem gosta de pedalar na cidade. Está lá escrito: “Informação útil para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte, tendo Lisboa como referência e dando especial enfoque às características desta cidade. Promover o uso da bicicleta com estilo sem esquecer a segurança e os aspectos práticos. Fazer da bicicleta um acessório de moda, além da sua função de veículo. Explorar a cidade na óptica da bicicleta e do ciclista. Dar a conhecer os utilizadores de bicicleta em Lisboa e mostrar que, aos olhos dos ciclistas, a cidade ganha outra perspectiva que vale a pena conhecer, cheirar, ouvir”.

E é exactamente tudo isto que se encontra no blog de Ricardo Sobral, “um utilizador de bicicleta em Lisboa há 4 anos. Antropólogo, activista e consultor da promoção do uso da bicicleta, aprendiz de mecânico”.

Ricardo Sobral reúne neste blog toda a informação disponível sobre o tema – do comércio de biciletas a dicas sobre segurança nas ruas, passando por links a outros blogues sobre o tema, marcas e fabriucantes, empresas de alugues, ciclovia disponíveis, um verdadeiro guia do candidato a ciclista.

Além disso, claro, relatos, fotografias insólitas ou artísticas ou apenas divertidas.

Descobri naquele blog, por exemplo, que existe em Portugal uma empresa, A Cenas a Pedal, que dá, vejam só, Cursos de Condução de Bicicleta, “Qualquer que seja a idade, o nível actual de habilidade ou os antecedentes (...) da pessoa”.
Eu sei que o bom tempo apela ao ar livre, e nessa medida pedalar pode ser cativante – mas também sei que o calor retira entusiasmo à ideia. De qualquer forma, com este blogue e com toda a informação que disponibiliza, julgo estar em presença de um bom ponto de partida para uma vida diferente. Com menos gasto em combustíveis e mais saúde nos dias que correm...

publicado por PRD às 02:16
link do post | comentar
1 comentário:
De Hugo Jorge a 21 de Setembro de 2008 às 17:14
Gostei muito da entrevista com o Ricardo Sobral. Um excelente trabalho. Continue a trazer-nos temas tão interessantes como este.

Um abraço,
Hugo Jorge


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds