Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008

Livros ne terra

 

Não vou ser original, porque felizmente aqui na Antena Um, no excelente programa Visão Global, já passou uma reportagem – mas na verdade descobri o blog, que é diferente do facto.

O facto é: a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova criou um projecto, o Bibliomóvel, que não é mais do que uma pequena biblioteca ambulante que vai de aldeia em aldeia, com regularidade e o mesmo bibliotecário, levar livros, revistas, até mesmo DVD’s, aos potenciais leitores daquelas paragens recônditas.

Nuno Marçal, o bibliotecário, criou então um blog onde conta alguns episódios da sua actividade diária, mas essencialmente publica fotografias da relação entre livros e leitores, papel impresso e quem o devora. Fotografias com arte e engenho, que nos tocam pela simplicidade, pela sensibilidade, e por um olhar que chega a ter dons de jornalismo de cidadania. Imagine-se o que pode captar um fotógrafo que anda numa carrinha cheia de livros nas aldeias de Proença-à-Nova...

E quando toca às “Crónicas de um Bibliotecário-Ambulante”, a coisa é assim:

 “Num tempo em constante devir, em que os mais novos desistiram de ouvir e falar com os mais velhos e sábios, a Bibliomóvel tem sido um ponto de encontro de gerações.
Foi agradável assistir à reunião de três gerações representadas por Avó, Mãe e Filha numa animada conversa em que o tema era os livros e a leitura.
Á chegada da Bibliomóvel estão sentados num velho banco de pedra os “habituais” que versam sobre o tempo, meteorológico e cronológico, ainda pouco habituados a uma presença estranha, procuram no olhar e nos gestos sinais de confiança que a pouco e pouco se vai conquistando.
Sentadas num vão de escadas de uma casa abandonada pelas gentes e pelo tempo, Mãe e Filha falam sobre a “Vida” tema invariavelmente frequente nas conversas de todos os dias...“

E não leio o resto: espero que os ouvintes desta Janela aproveitem o tempo de férias para descobrir também estas preciosidades que vos trago. No final da crónica, o bibliotecário ambulante escreve: “O manancial de histórias de vida vai assim fluindo ao ritmo da ribeira que ao lado corre desmesuradamente e que sem barragem para a conter se irá perder”. O resto está lá no blogue, em opapalagui.blogspot.com.

publicado por PRD às 02:14
link do post | comentar
1 comentário:
De Nuno Marçal a 18 de Agosto de 2008 às 11:35
Bem Haja Pedro Rolo Duarte pelo destaque dado na sua "Janela Indiscreta" às andanças da Bibliomóvel pela Bloguesfera e pelas terras e gentes de Proença-a-Nova.

Saudações Bibliotecárias

Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds