Quinta-feira, 7 de Agosto de 2008

Solidariedade

 

Nestas duas semanas em que exploro outros caminhos no mundo dos blog's, regresso a um tema que já algumas vezes passou por aqui: o dos espaços dedicados à solidariedade, ao apoio entre quem sofre do mesmo problema, à amizade e entreajuda. Sucede normalmente com doenças e acontecimentos dramáticos que se cruzam nas nossas vidas, ou síndromes que nos afectam de alguma forma.

Nesses momentos, um blog pode ser uma porta aberta para encontrarmos quem convive com a mesma situação – e nessa medida pode ajudar, pode ser vital. Um exemplo que aqui deixo, o das famílias que têm no seu seio crianças que nasceram com trissomia 21 – um distúrbio genético que afecta 1 em cada 1000 nascimentos, e que por ser diagnosticada depois do nascimento não é evitável.

Viver com trissomia 21 é viver de forma diferente – mas não deixa de ser, viver em plenitude. É justamente essa a mensagem que os blog's – e são vários – dedicados ao tema procuram explorar: “A nossa filosofia não passa pelo cultivo de mágoas, mas pela partilha de todas as conquistas, mesmo as mais pequenas”, leio num deles. “E temos como principal missão ajudar todos os pais a serem capazes de acreditar que os seus filhos podem ultrapassar todos os obstáculos e superar qualquer expectativa”.

O ambiente é sempre este – mas confesso que fiquei realmente impressionado com o blog Peter Pan & outras historias, que na realidade se encontra na morada http://joaomariarebelodeandrade.blogspot.com/. Ali se diz que “Peter Pan representa o sonho da eterna criança que serei , "outras historias ! " representam as minhas diferenças ,com tudo de bom que vou conseguindo criar...”.

O João Maria vive com Trissomia 21 e tem uma família e amigos notáveis, como o blog mostra, num diário da sua vida amplamente ilustrado por fotografias. O João vive a sua vida na diferença, claro, mas na normalidade das vidas de todos.

É, nessa medida, um exemplo – não apenas de vida, mas de como um blog pode animar e inspirar outras famílias que convivem com o mesmo tema, dando razão a esta ideia da blogoesfera como espaço também privilegiado para a solidariedade, a amizade, a ajuda e o exemplo.

Foi no blog do João Maria que me choquei com o facto das seguradoras que nos vendem os maravilhosos planos de saúde deixarem de fora os portadores de Trissomia 21. Mas tb foi no blog do João Maria que percebi que a vida não acaba ali – pelo contrário, pode começar pela causa da inclusão, pelas causas associadas, e por esse renascimento permanente que é ver a felicidade estampada no rosto do João Maria quando está num concerto, entre amigos, ou na sua festa de anos. Às vezes, um blog pode mesmo comover. Nesses momentos, valeu a pena abrir esta Janela...

publicado por PRD às 02:11
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds