Terça-feira, 5 de Agosto de 2008

Music Box

Uma quinzena longe da actualidade, perto de outros mundos que se encontram dentro do mundo dos blog's. Hoje junto blog's e vídeos. Ora bem: o desenvolvimento da rede, e especialmente o aparecimento de plataformas como o You Tube, onde qualquer um pode colocar o seu vídeo preferido, caseiro ou pirata, e qualquer um pode importar esse vídeo para o seu site ou blog, e no fundo partilhá-lo, dizia eu, o aparecimento desse tipo de mega-sites permitiu que a blogoesfera evoluisse de uma ferramenta basicamente de texto para algo que hoje se assemelha a um site. Qualquer um, mesmo sem conhecimentos técnicos, pode criar o seu blog, e meter lá os vídeos da família, o bebé e as suas gracinhas, ou as musicas de que mais gosta.

A música é aliás rainha neste universo – e se hoje trago o tema à Janela é justamente porque há alguns blogues que são verdadeiros programas de videoclips musicais, com escolhas de primeira água, e que dá prazer visitar justamente porque a selecção de qualidade já vem feitinha e é só clicar no play e ouvir.

Um exemplo: o blog Tradução Simultanea, do jornalista Nuno Miguel Guedes, é maioritariamente uma enciclopédia de boa música, sendo que os gostos do autor permitem que ali se conheça uma banda americana nova como os Fleet Foxes a par com os clássicos mais valiosos de Frank Sinatra, uma declarada paixão do jornalista.

Tradução Simultânea tem portanto música, informação, novidade e memória. Tudo a golpes de you tube, ou seja, em vídeo.

Outro bom exemplo de um catálogo de música sob a forma de blog é Rainbowmaker, um dos blogues da cantora Rita Redshoes. Rita mostra no blog a musica de que gosta, só isso, e que mexe com ela e influencia o seu próprio percurso. Quem gostou do seu excelente e recente disco de estreia a solo, vai gostar de se deliciar com a escolha dos seus vídeos, que actualiza regularmente.

No caso do blog de Nuno Miguel Guedes como no caso de Rita Redshoes, é evidentemente outros posts e alguns textos – mas a regularidade com os nos oferecem boa musica e bons vídeos merece este destaque – uma forma de perceber que no mundo dos blogues não se vive apenas do texto e da actualidade.

publicado por PRD às 02:06
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds