Sexta-feira, 1 de Agosto de 2008

Bolg da Semana: Vasco, Mascote do Oceanário

 

Sexta-feira, 1 de Agosto – oficialmente, Portugal entra hoje de férias. A Janela Indiscreta continuará aberta, com temática mais ligeira, outras abordagens deste mundo infindável dos blogues, ainda assim escolhi um blog da semana para este primeiro dia de Agosto. Como toda a gente foge das cidades, eu fico na cidade – e o meu blog é o do Vasco – Mascote do Oceanário de Lisboa. Um blog dirigido aos mais novos, claro, a quem o Vasco diz “Quero proteger os Oceanos e preciso da tua ajuda!”.

Ora bem, o blog não mais nem menos do que se imagina: um formato interactivo e eficaz de manter comunicação com os visitantes do oceanário e, ao mesmo tempo, um alerta ambiental. Como bem atesta este post recente que ali encontrei:

“Sabias, pergunta o Vasco, que espécie humana está por trás da maior extinção em massa desde o desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos? Se a tendência actual continuar, metade das espécies do Planeta Terra estarão extintas em menos de 100 anos, na sequência de destruição de habitat, poluição, espécies invasoras e alterações climáticas”.

Pois é: a espécie é mesmo a humana, o que torna mais interessante a visita ao blog, onde também há ideia para sites ecológicos como o Pickup Pal, onde se podem “encontrar companheiros de viagem para o trabalho. Numa altura em que a gasosa já ultrapassou a barreira dos 1,5 eur/litro (...), nada melhor do que arranjar alguém com quem dividir o combustível. Este website, que funciona como os sites para arranjar namorados/namoradas (!), junta parceiros de viagem, de forma a que ambos poupem umas massas e todos poupemos o ambiente. Ora aí está uma rica ideia!”

O tom do blog é este, o ambiente é descontraído, promove-se o oceanário mas ao mesmo tempo debatem-se os problemas reais do planeta. “Com mais de 12 milhões de visitantes ao longo destes dez anos, o Oceanário de Lisboa é o equipamento cultural mais visitado e admirado do país. Todos os dias é oferecida ao público uma visão diferente dos 8 mil animais e plantas, de 500 espécies, que habitam os 7 milhões de litros de água salgada do edifício” – tudo dados que se encontram no blog do Vasco, cuja morada é http://vasco_oceanario.blogs.sapo.pt/.

Calculo que a maioria dos meus ouvintes neste instante esteja a sair das suas terras para as férias bem merecidas, pois deixo ainda assim esta ideia que pode ser algo mais para muito boa gente: e porque não ir a Lisboa conhecer o Vasco, a mascote do Oceanário?

publicado por PRD às 18:51
link do post | comentar
1 comentário:
De Ressaca a 7 de Agosto de 2008 às 21:44
Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...



Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds