Sexta-feira, 25 de Julho de 2008

Blog da Semana: Vox Pop

 

Do caminho desta Janela sempre fez parte, enquanto existiu, o “Bloguitica”, blog do professor universitário Paulo Gorjão, um registo de rigor e de uma observação muito incisiva da vida política portuguesa. Foi, a um tempo, agenda política e análise opinativa. Há uns tempos Paulo Gorjão fechou o blog, curiosamente ao mesmo tempo que Luís Filipe Menezes se tornou líder do PSD. Ou por causa disso...

Depois Gorjão voltou durante algum tempo integrado no blog Cachimbo de Magritte, mas parecia efectivamente um peixe fora do seu mar, ou pelo menos um peixe muito agitado para a calmaria dos que fumavam aquele cachimbo.

E lá desapareceu de novo, dando razão pelo passar dos dias ao que João Gonçalves escreveu: "Paulo Gorjão faz falta à blogoesfera e não há politico nem politica que justifiquem o seu afastamento". Assinei por baixo.

E folgo em notar o seu regresso em novo blog, Paulo Gorjão é licenciado em relações internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa. Tem o mestrado em ciência política na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. É Director-adjunto do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança e Director-adjunto da revista Política Internacional.

E com este currículo volta no blog Vox Pop, mas com endereço próprio que podem encontrar em www.gorjao.eu, não coloquem o acento no “A” e não tenham receio da terminação “eu”, porque é assim mesmo...

Paulo Gorjão volta igual a sempre; incisivo, diário, imparável, uma torrente de ideias, uma excelente memória para cobrar promessas ou contradições. E no registo PSD, um olhar seco e rigoroso, como parece pedir a nova líder. Nem por acaso, deixo este post, sob o título: Um primeiro teste. E diz: “Aparentemente, as eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores, que terão lugar em Outubro, vão ter uma importância política muito para além do que seria normal. Manuela Ferreira Leite promete empenhar-se pessoalmente. Como é óbvio, não poderia dizer outra coisa. Um duro teste que se avizinha e que se adivinha”.

E não diz mais nada.

Pois bem: o regresso de Paulo Gorjão ao mundo dos blogues merece essa saudação que é também a minha escolha da semana. O debate político ganha com a sua presença, e com isso ganhamos todos.

publicado por PRD às 02:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds