Quarta-feira, 23 de Julho de 2008

Regresso ao futebol

 

Muito devagar ainda, Portugal acorda para o futebol e para a época que aí vem. Chegou Carlos Queiroz, Benfica e Sporting fizeram os primeiros jogos da pré-época, e há a polémica contratação de Aimar. Vamos olhar um bocadinho cada um destes temas, começo no blog de António Boronha que, à vez, se mete com os clubes da segunda circular: “Será que ninguém informou o quique flores que os jogos com o 'Estoril' deverão, de perferência, ser realizados no 'estádio algarve'?...” E dois dias depois:

“Será que ninguém informou os responsáveis do 'Sporting' que jogar em albufeira contra uma equipa inglesa, seja no Verão ou no Inverno, é o mesmo que fazê-lo em casa do adversário?... Para além do facto, óbvio, que o local é mais apropriado para curtir a 'noite' do que para a prática do futebol. Daí a defesa leonina não se ter deixado enganar”.

Menos provocador e descontraído ficou Besugo, no Blogame Mucho: “Fazei o que quiserdes, mas não vai ser a chegada do Moutinho, nem a do Postiga, que vai resolver esta verdade (...): o Sporting não joga a ponta dum corno e, mais do que isso, mais importante do que isso, não tem por onde jogar mais que a ponta do corno que joga.
O Sporting está (...) uma equipa feita de jogadores que pastam num sistema quatro vírgula qualquer coisa e risco ao meio, tá bem abelha, já sei, dizei para aí, que a verdade é esta: não jogamos nada”.

É um Sportinguista irritado, vejamos um benfiquista animado, no blog Novo Benfica escreve Paulo Ferreira: “O Benfica já ultrapassou ligeiramente (...) o Porto nas contratações do defeso (e em muito o Sporting), e Vieira diz que não ficam por aqui (...). Já o ano passado foi o Benfica quem mais investiu em jogadores. Por isso, temos obrigações de ser campeões (...)... já não pode haver mais desculpas!”

Entre as contratações da Luz está Pablo Aimar – que merece de Gata Funha, no blog “Nem todas as Gatas são Parvas”, uma pergunta no mínimo inquietante: “Quem é Pablo Aimar?!! De repente, este argentino virou melhor do mundo e arredores. Não queria ser eu a dizer isto, mas Pablo Aimar até há semanas jogava no Real Saragoça que na última época alcançou um brilhante 18º lugar na Liga espanhola.(...) Como se não bastasse ainda lhe dão a camisola (...) "10" que saiu do corpinho do Rui Costa, e isto é uma grande responsabilidade. A mim parece-me um grande risco, mas isto sou eu a dizer!”

Na verdade, Aimar ganha a Queiroz no mediatismo, como bem nota Joao Abel de Freitas no Puxa Palavra: “Aimar foi notícia de 1ª página. Queiroz não, o que, em si, significa muito. Espero que Carlos Queiroz tenha muita sorte. Não estão em causa as suas qualidades e talento, mas as condições de trabalho. (...) Os tempos do futebol nacional estão bravos e justiça não há, nem se vislumbra”.

Vão ser estes os dados da nova época, com o Porto sempre em vantagem, e todos nós, espectadores, procurando como Maradona, no blog “Causa Foi Modificada” a sua “essencia do sublime”: “aliar futebolisticamente o génio, a fantasia e a eficiência”. É disso que se trata quando se trata de futebol...

publicado por PRD às 19:32
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds