Segunda-feira, 21 de Julho de 2008

PS & PSD...

 

Comecemos a semana sem tema fixo, mas sempre com PS e PSD na berlinda... João Gonçalves estabelece um paralelo no mínimo curioso: “Sócrates foi ao Porto ao congresso da sua "juventude". Ferreira Leite foi à Figueira da Foz a uma pinderiquice qualquer da JSD na praia. O chefe do governo aproveita estes momentos light para se fazer de esquerda. (...) Já Ferreira Leite surgiu preocupada com a necessidade de os jovens serem mais "empreendedores" e não dependeram tanto do subsídio, uma vulgaridade copiada do país "dos roteiros" de Cavaco Silva. Sócrates e Ferreira Leite dirigem os dois maiores partidos nacionais em tempos de "morte assistida" das ideologias. Nenhum tem nada de novo a dizer nesta matéria, embora a vantagem do poder maioritário permita a Sócrates fazer umas "flores". Ferreira Leite nem isso. Limita-se a discorrer na praia como numa aula do ISEG. É um pouco o oposto do Maio de 68. Debaixo da praia, o empedrado. A calçada portuguesa”.

Na verdade, o congresso dos jovens socialistas inspirou outro homem à direita, Duarte Calvão, no Corta-Fitas:

“Os jovens socialistas, esses rebeldes maravilhosos, reuniram-se e afirmaram (...) que querem o casamento entre homossexuais em Portugal. Foi lá o Alberto Martins e disse que desta vez não tinha dado, mas que na próxima legislatura é que era. Hoje, foi lá José Sócrates e disse que era progressista, que não dava lições de moral aos jovens, que era tão moderno que até achava que a família não era para procriar. Sobre casamento entre homossexuais, nem um pio”.

Bom, o que noto, até nestas pequenas picardias entre esquerda e direita, é o começo do debate sobre a próxima legislatura, o balanço desta, que Governo poderá chegar. Se o mundo dos blogues antecipa tendências, então vai ser o centro da conversa nos próximos tempos. E a primeira farpa foi lançada por Eduardo Pitta no blog Da literatura - para ele, este governo fez “mais do que fizeram todos os governos desde 1974", e acha que a maioria absoluta ajudou à concretização de uma politica. Paulo Gorjão, no seu novo blog Gorjão.eu, não concorda e desabafa: “Olho para o que foi feito por José Sócrates desde 2005 e dou comigo a pensar: muito concretamente, a maioria absoluta foi essencial para a concretização de que medidas estruturais?”. E Pedro Sales, no Zero de Conduta, recupera justamente a ideia da maioria: “A associação da maioria absoluta à eficácia governativa é uma das questões mais sobrevalorizadas no debate político nacional (...). É que, ao olhar para as propostas aprovadas pelo Governo,  a questão que me parece relevante  avaliar é outra (...): porque é que o país continuou, durante todos os 4 anos da legislatura, a divergir economicamente da média europeia e os portugueses a perder poder de compra? A maioria absoluta não é um fim em si mesmo. Tem que ter resultados. E esses...”

Bom, e esses vão os portugueses julgar no ano que vem. Para já, ainda timidamente, o balanço começa a ser feito no mundo dos blogues...

publicado por PRD às 19:28
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds