Segunda-feira, 8 de Outubro de 2007

Ser Benfiquista

A blogoesfera, como qualquer estrutura aberta a toda a gente, é palco privilegiado para o encontro de grupos de pessoas com os mesmos interesses, as mesmas obsessões. Basta por isso entrar num blog de um apaixonado por qualquer coisa para imediatamente nos linkarmos – isto é, ligarmos – a toda a comunidade que partilha o mesmo tipo de interesses.
Eis o que fiz hoje quando decidi procurar blogues ligados ao futebol, e especificamente ao Benfica, para aferir do estado de alma dos adeptos, agora que finalmente voltaram a ver uma vitória do seu clube, neste caso na liga.
O que se descobre então? Que a comunidade benfiquista presente na blogoesfera, apesar de satisfeita com o resultado, quer mais e melhor do treinador Camacho – ou Camatcho, como gostam de dizer. Ai de quem diga mal do glorioso Benfica, mas eles, os benfiquistas, podem...
D’Arc, blog Tertúlia Benfiquista:”Não me pareceu que o Benfica hoje tivesse mostrado estar muito melhor do que esteve na passada quarta-feira, por exemplo. A diferença foi que a bola entrou na baliza. O maior problema que a nossa equipa parece ter ultimamente é falta de confiança. Espero que esta vitória sirva de ajuda nesse campo”.
Bom, neste blog encontro links para outros e aterro no blog “Um zero basta”:
«Jogo fraquinho e sem garra, ali se escreve. Vá lá que ganhamos... se bem que se fosse pelo homem de negro não o teríamos feito. (...) De qualquer forma acredito que tenha acabado a pré-época por esses lados e colocando a malapata de lado, a partir de agora é sempre "salir a ganar"».E daqui salto para o blog “Bola na Rede B”:”Vá, ainda não estamos bem, não me interprete mal, mas o senhor está melhor, está melhor, é continuar neste caminho. Ganhe juízo, nada de recaídas”, aconselha o blogger anónimo.
Outro pseudónimo, Karadas, assina o blog “Ser benfiquista” e escreve, pessimista:
“De jogo para jogo o nível exibicional – amigo Karadas, exibicional não existe...! - tem vindo a decair. Exceptuando a partida com o Nacional, a verdade é que Camacho não trouxe, até ao momento, qualquer acréscimo de qualidade à equipa. E conta com um melhor naipe de jogadores do que aquele que foi colocado ao dispor de Fernando Santos”
Segue-se um arraso total ao treinador Camacho e os clássicos palpites de quem saberia dar a volta ao clube.
O que resulta desta amostra, no momento em que o Benfica volta a ter uma vitória, é esta ideia a um tempo feliz e triste: haver pessoas que se podem juntar, aproximar, trocar ideias e melhorar, por essa via, toda a comunidade a que pertencem, é um ganho feliz da blogoesfera. Perceber que, no fundo, nem por isso a atitude é mais positiva e menos “eu é que sei, o resto é conversa” – bom, essa é a parte triste deste olhar rápido que hoje dediquei, ok, eu confesso... ao meu clube...
publicado por PRD às 18:24
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds