Terça-feira, 15 de Julho de 2008

Os amigos do PSD

 

Passou o debate do estado da nação, o país entra devagar em férias, mas infelizmente o PSD não tem sossego; ontem o Correio da Manhã revelava que, cito, “A operação de cedência de créditos fiscais e da Segurança Social ao Citigroup, realizada por Manuela Ferreira Leite enquanto ministra das Finanças do Governo PSD/CDS-PP, está a ficar cara ao Estado: dos 11, 44 mil milhões de euros cedidos ao Citigroup em 2003, mais de 3,74 mil milhões foram substituídos por outros créditos cobráveis dos anos seguintes”. “Pobre Manuela”, escreve com razão Rui Costa Pinto no blog Mais Actual: “Com Alberto João Jardim de um lado e Santana Lopes do outro, só faltava à nova líder do PSD o desenterrar da titularização dos créditos fiscais e o Citigroup. Lembram-se? Sem dar cavaco a ninguém! No governo, a então ministra das Finanças não deu sinais de respeitar a oposição, agora na oposição exige respeito da parte do governo”.

Miguel Abrantes, no Câmara Corporativa, refina a critica e recupera o artigo da própria Manuela Ferreira Leite no Expresso de Sábado: “Enquanto os nossos impostos, actuais e futuros, forem o garante do pagamento dos prejuízos, vão continuar a proliferar os investimentos públicos, mesmo que ruinosos para o futuro do país.”. Escreve então o blogger: “Ora aqui está um ponto que há-de merecer a maior atenção nos próximos tempos: o negócio de Manuela Ferreira Leite com o Citigroup, por acaso o negócio mais ruinoso que o Estado português fez até hoje”. No blog Mala Aviada, o aviador acha que somos todos “masoquistas”, e que o que grassa pelo novo PSD é apenas “o oportunismo e a ignorância”, enquanto no Coisas de Sherpas se deixam as perguntas habituais: “competência (???...) e responsabilidade (???...) ao mais alto nível, credível (???...) e de aplaudir, (???...)”, e o remate: “habilidades do passado que empenharam o presente, negro futuro, claro!!!...”

A nova líder do PSD não tem sossego, como confirma Lourenço Anes no blog Calçadão de Quarteira: “Alberto João Jardim, afirmou ontem que ele é que personifica a «verdadeira oposição» ao Governo da República. O homem que não teve suficiente ousadia para enfrentar Ferreira Leite nas urnas, começou, deste modo, a destruição interna da nova líder”. Na verdade, com companheiros assim, não precisa de inimigos. Nem por acaso, Pedro Marques Lopes, que até esteve ao lado de Passos Coelho, já mostra, no blog Atlântico, as fracturas: “A nova direcção do PSD parece ter aterrado ontem na Portela. Subitamente, descobriram o estado do país e o que tem sido a governação do PS. Como parece que estiveram alheados do que se tem passado no país, esclareço: os portugueses já sabem disso e não é de agora. O que queremos saber é a cura proposta para a doença (...). O PSD segue, no fundo, a estratégia da extrema-esquerda: criticar sem apresentar alternativas”.

Pois é: usando livremente uma ideia de Churchill, os adversários estão fora do PSD, os inimigos estão dentro...

publicado por PRD às 18:23
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds