Segunda-feira, 30 de Junho de 2008

Todos espanhóis...

 

Teria sido o euro de Portugal mas não foi – e nestas coisas, rapidamente o povo se converte – por isso não me surpreendeu ter lido Luiz Carvalho, no blog Instante Fatal, dizer “Hoje somos todos espanhóis” e acrescentar: “Quem é bom prova-o sempre, e é no limite, na urgência da vitória, que os melhores são mesmo os melhores. O futebol aqui, como noutros aspectos, é uma grande lição de vida”. De tal forma somos todos espanhóis que, a acreditar em Miguel Marujo, no Cibertertulia, ouve buzinadelas na cidade. Ele intitulou o post “Globalização” e escreveu apenas:”O gosto que é ouvir Espanha buzinada no Marquês em Lisboa...”Um viva aos vizinhos e uma apreciação global de Paulo Querido no blog Certamente que sim: “Uma vitória muito merecida numa prova que fica na memória como das de maior qualidade dos últimos 24 anos”. Outro balanço, o de Afonso Reis Cabral no Janelar: “um campeonato europeu empolgante, cheio de surpresas e desilusões. Incrivelmente, a Turquia e a Rússia chegaram às meias-finais, a Itália e a França ficaram pelo caminho muito cedo, e a Alemanha foi seguindo com o seu futebol nada bonito”. JC, no blog Gato Maltês, encontra nove notas sobre a final a destacar, mas dessas eu escolho estas: “Nunca vi tantas bandeiras de Espanha juntas, nem nas manifestações de extrema-direita”; “Ganhou um país cuja selecção não equipa com as cores nacionais, mas com as cores da sua federação, o que é bem mais correcto já que as selecções não representam os países mas as federações respectivas”; “O melhor jogador de Espanha no Euro 2008 foi um brasileiro de nascimento, tal como o de Portugal”.

Mudemos de agulha, porque haveria sempre quem se lembrasse de Portugal por comparação. Escreve então Paulo Ferreira no Câmara de Comuns: “Podíamos ter sido nós? Talvez sim mas por qualquer razão parece-me que não, nem tínhamos seleccionador nem me pareceu que os nossos jogadores estivessem todos absolutamente concentrados neste desígnio”. Acrescenta Rafi no Insurgente: “Com Portugal fora da corrida, a minha selecção passou a ser a de Espanha, aquele que foi, durante vários anos, o meu país de adopção. Fico contente, por isso, com a vitória espanhola, por eles torcia de coração. Mas não só: a Espanha jogou bonito, e com inteligência. Como eu gostava que jogassem os nossos. Só que, para isso, seria necessário reconhecer que a vaca sagrada do futebol português dos últimos anos, Scolari, estava a mais”. Já se esperava que Scolari viesse ao caminho neste balanço do Europeu. Mas isso não interessa nada: ganhou a Espanha, e merecidamente, dando felicidade garantida a Assobio, no blog Assobio rebelde, quando escreveu “Para a coisa ficar como deve ser, é preciso que nuestros hermanos arrasem a sobranceria alemã e os mandem para casa aprender a jogar futebol, que é uma coisa diferente de marcar golos!”. Foi o que aconteceu. Avancemos no relvado e oiçamos as palavras de Animal no blog dos Marretas:

“Ora bem, o futebol acabou. Agora, para entreter a maralha, só mesmo uns directos dos incêndios florestais”.

publicado por PRD às 00:45
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds