Sexta-feira, 27 de Junho de 2008

Blog da semana: Contra o Acordo Ortográfico

 

Um blog pode servir para muita coisa – mas o melhor de um blog, quando queremos que ele sirva, no sentido literal de servir, é mesmo uma causa. Deve ter sido assim que pensaram Ana Isabel Buescu, António Emiliano, Helena Buescu e Vasco Graça Moura quando em Maio passado criaram o blog com o nome comprido de “Em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico”. O nome neste caso diz tudo: é o “Blog oficial da Petição em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico” e desde essa altura colige, além de textos teóricos e práticos sobre o acordo, de autoria dos quatro subscritores do blog, também uma infinidade de ligações e de correntes solidárias. Documentos como o Texto do Acordo Ortográfico de 1990, pareceres de pessoas como Óscar Lopes ou de instituições como o Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras-UL ou a Associação Portuguesa de Linguística, Ligações a toda a espécie de sites e blogues que debatem a língua portuguesa, artigos soltos, links a programas de rádio, ligações a artigo publicados em jornais de todo o Mundo, bom: estamos perante uma verdadeira biblioteca e fórum de debate do acordo ortográfico, naturalmente muito ligado à petição em defesa da Língua portuguesa, que pode ser assinada por quem acede ao blog. Para inspirar o leitor há ainda um conjunto generoso de frases sobre a língua, de que destaco duas de Fernando Pessoa. Uma diz:

«A ortografia é um fenómeno da cultura, e portanto, um fenómeno espiritual. O Estado nada tem com o espírito.». E a outra diz
«A nossa magna lingua portugueza
De nobres sons é um thesouro.»

O mesmo Fernando Pessoa que, relembra António Emiliano num texto do blog, “defendia a unidade ortográfica entre Portugal e o Brasil e considerava o sistema ortográfico antigo «talvez o mais perfeito que se conhece»”, e “qualificou a reforma de 1911 como acto impatriótico, imoral, impolítico e promulgado ditatorialmente”. Os autores deste blog acham que o novo acordo começou justamente em 1911 com o antigo acordo. E não se conformam. E quase todos os dias há mais textos, mais argumentos, mais ideias, mais apelos. Contra o acordo ortográfico. Que eu saiba, a favor do acordo não há qualquer blog exclusivamente dedicado à causa, pelo que, na escolha da semana, fica apenas este, que se encontra em http://emdefesadalinguaportuguesa.blogspot.com.

Lá, onde se pensa como bem pensa Vitorino Magalhães Godinho: «Nenhum órgão de soberania tem poderes para instituir sobre a língua portuguesa. A língua é um legado de séculos, uma obra de Cultura”.

publicado por PRD às 18:58
link do post | comentar
1 comentário:
De PA a 19 de Maio de 2009 às 11:30
Tomei a liberdade de criar um autocolante (http://meumoleskine.blogspot.com/2009/05/desacordo-ortografico.html)alusivo ao tema. Usem e abusem!


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds