Terça-feira, 17 de Junho de 2008

Variedades

 

Antes que volte a fúria do futebol, vou hoje pôr a conversa em dia e, em vez de um só assunto, vou seguir alguns dos temas da actualidade e escolher poucas, mas boas, ideias sobre cada um. Começo com a ironia e o humor de Rodrigo Moita de Deus no 31 da armada a propósito do rapto do bebé em Penafiel. Escreveu ele: “Uma menina fez-se de grávida durante uns meses. O namorado não deu por nada. Ou o namorado está a mentir e é grave, ou o namorado está a falar verdade e é ainda mais grave”.

Outro tema destes dias, o não ao Tratado de Lisboa no referendo irlandês. Leio João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos: “A Irlanda foi o único país da União Europeia que "ouviu" o povo sobre o futuro de uma Europa a que ela pertence (...). Tinha de votar "sim" por que carga de água? Para não estragar a fotografia dos desossados políticos que dirigem a Europa? A tranquilidade bovina garantida pela ratificação parlamentar é, de facto, preferível à chatice do "povo". Todavia é com o "povo" - e não contra ele (...) - que a Europa avança”.

Sobre as consequência do referendo e as reacções no resto da Europa, sublinho o post de Pedro Mexia no blog Estado Civil: “Dizem que agora é preciso um «plano B». Como assim (...)? Este «Tratado de Lisboa» já era o plano B. Não se esqueçam que o plano A, a infame «Constituição», foi rejeitado por países que ninguém se atreve a deixar para trás. Talvez apareça então um «plano C» que consista precisamente em deixar para trás a velhaca Irlanda. Já sabemos que quem discorda das ideias eurobeatas merece «castigo». Eis a «Europa democrática» destas santas cabeças”.

Mudo de tema, mudo até mesmo de planeta: Marte tem uma imagem enfadonha, e Valupi, no blog Aspirina B, tem explicação para “a falta de animação na paisagem marciana, onde não se vê ninguém, nem sequer uma carroça lá muito ao fundo ou um cão vadio a mijar nos aparelhos da nave. É esta: faz tempo que os marcianos emigraram para a Terra”.

No mundo do futebol mas longe do Euro, a decisão da UEFA que recupera o Porto para a liga dos Campeões merece três comentários de António Boronha no blog com o seu nome:

Primeira, “O 'Porto' continua a mandar na casa do doutor Madaíl, malgré lhe escapar a selecção, pelo efeito Scolari”;

Segunda, “A 'UEFA' sabe perfeitamente o que é que a casa (portuguesa) gasta nestas coisas: um tempo interminável em decidir o que quer que seja. Daí, preferirem esperar...sentados;
Terceira, “questões do futebol , para já” são “resolvidas de acordo com o que se passou dentro das quatro linhas. E aí, nos últimos anos, o ‘Porto' tem sido, indiscutivelmente, o melhor; não estamos perante um assunto encerrado mas diante um assunto adiado”.

Bom, já passei por crime, Marte, Referendo na Irlanda, decisões da UEFA... Falta o tempo, a meteorologia, afinal de contas a mais corrente e comum das nossas conversas diárias. Encontro no blog Lóbi a análise a este estranho tempo que vamos tendo: “As alterações climáticas dizem-nos que sim, que devemos sair sempre com guarda-… Agora depende: ou guarda-sol ou guarda-chuva”.

publicado por PRD às 17:50
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds