Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Mais Euro...

 

Primeira fase do Euro terminada, ontem foi dia de balde de água fria no jogo com a Suíça. Mas a blogoesfera não se impressionou demais com a derrota, que até se percebe. Prefiro por isso ir buscar o sumo do sumo – ou seja, por exemplo, as reflexões de Maradona no blog A Causa Foi modificada, onde o futebol é tratado como deve ser, isto é, com seriedade e humor, com ironia e empenho, com paixão e desprezo. Tudo ao mesmo tempo: “Como já devem ter reparado, escreve Maradona, este está a ser um grande Campeonato Europeu de Futebol. Há pelo menos oito equipas que ou são grandes conjuntos de jogadores ou são um conjunto de bons jogadores que estão a jogar um futebol muito bom. Portugal, Holanda, República Checa, Roménia, Espanha, Croácia, França e Itália, são tudo equipas que dá gosto de ver.” Mais à frente escreve: “Estou inclinado a considerar o Roménia-Itália o melhor jogo do Europeu até agora. A Itália, a jogar como está a jogar, pode perfeitamente ser campeã europeia com toda a justiça deste mundo a cobri-los, e a Roménia, a jogar como está a jogar, pode perfeitamente ir às meias-finais nas mesma condições ético-morais. Tudo isto não foi previsto por ninguém. As cassandras, que dispersam os argumentos contra o futebol moderno entre o excesso de jogos, o excesso de tacticismo (...), a descaracterização das selecções nacionais por jogadores nascidos noutros países (...) e um furor de outras considerações sem lógica ou utilidade analítica, poderiam colocar o olho neste europeu, em média o melhor europeu de sempre”.

Outro comentador que gosto de ler na blogoesfera é Bruno Sena Martins, no Avatares de um Desejo. Análise dele: “Scolari tem óbvios méritos na forma como tem conseguido ganhar os grupos que leva para as fases finais. Da Nossa Senhora do Caravaggio a Roberto Leal, os esteios de solidariedade são amplamente conhecidos e, não por acaso, terão assumido um papel importante no ânimo dos piquetes de camionistas. Mas há um elemento que talvez seja mais significativo que o apoio de Cavaco Silva, de todos os meus "amigos" ou, quiçá, do próprio Tony Carreira. Ao depender tão dramaticamente de uma liderança baseada numa autoridade do tipo paternal (...), Scolari mais não faz do que esconder aqueles que são os seus défices estruturais. Ele conhece-os. (...) Falta-lhe um saber futebolístico (técnico) capaz de criar reverência entre jogadores que nos seus clubes estão socializados com metodologias e saberes periciais de ponta. (...) E mais à frente escreve o Bruno: “Ao privilegiar alguns jogadores, deixando claro que a suas convocatórias resultam de um apadrinhamento pessoal (...), Scolari semeia um sentimento de dívida cujo retorno lhe é fundamental. É esse sentimento de dívida que define um eixo de subserviência vital a um grupo que se quer domesticável”.

Bom, fico por aqui, com ideias soltas de dois dos autores que melhor analisam o futebol em geral – quem os quiser ler, só mesmo nos blogues. Até 5ª feira, prometo que não volto ao tema – mas quem quiser perceber mais e melhor sobre o tema, já sabe: blogues A Causa Foi Modificada e Avatares de um Desejo. O que está lá, está para ficar.

publicado por PRD às 17:48
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds