Sexta-feira, 13 de Junho de 2008

Blog da semana: Blogame mucho

 

Em tempos ricos de futebol, trago para o destaque semanal um blog pessoal que não sendo exclusivamente dedicado ao mundo da bola, tem no seu autor um aficionado militante. Uma vez mais, o blog é assinado com pseudónimo, o que não tem aqui qualquer importância, porque o estilo é que marca o pedaço. Besugo assina então o “Blogame mucho”. Quando começou, em 2003, há cinco anos portanto, reflectia logo de começo o meio em si:

“Já não há quase ninguém que fique indiferente à vaga dos blogs. O que me parece curioso é que blogar implica um tipo de escrita reflexiva e sem interacção imediata, sendo, por isso, (...) precisamente o oposto da comunicação algo compulsiva própria dos chats e dos fóruns. (...) comunica-se para evitar a solidão. E, portanto, fala-se de nada. No limite, não há comunicação: só ruído. (...) Os blogs invertem esta tendência. Escreve-se pelo puro prazer de escrever, de criticar, de maldizer ou de desabafar, mesmo que seja um prazer escandalosamente narcisista ou envergonhadamente pretensioso. De uma ou de outra forma, é bem melhor assim”

E assim tem sido no Blogame mucho, onde o Besugo se dedica bastas vezes ao mundo do futebol, numa escrita cheia de ironia e humor, um português irrepreensível, e um estilo muito pessoal e que agarra facilmente o leitor. Dois exemplos desta semana:

“Vou agora referir-me a Hélder Postiga, escreveu ele. Para dizer que - e, isto, sem sombra de pecado - a mulher dele é a mais interessante do ponto de vista fenotípico das três que entram naquele anúncio de telemóveis da rede 93. Um gajo que tem uma mulher assim, que está agora no Sporting e que, ainda por cima, sabe marcar penalties à Panenka (era checoslovaco, o Panenka, não era checo, era checoslovaco), deve ser mantido no banco de suplentes da selecção, derivado ao facto de não correr riscos de se lesionar”.
Outro momento: “Vou agora falar da Checoslováquia. Devia ser lixado, naquela altura, eu perguntar - por exemplo num inter-rail, se eu tivesse feito um, (...) a uma gaja de 18 anos, uma assim nascida em Ostrava e adepta do Banik, uma que arranhasse o português por ter um tio do Buçaco, a nacionalidade.
"Olha lá, então e tu, és donde?", "eu?, eu sou checoslovaca...", "está bem, isso é lavares-te bem e não te chateies; mas és donde?".
Uma ideia solta do Besugo no Blogame Mucho:

“A Itália, a perder, não sabe jogar. Não sabe "remontar", como dizem os espanhóis. Anda ali a ver a meteorologia”.

Sportinguista convicto, o blog reflecte as suas pancadas, claro está, mas deixa com frequência boas ideias por detrás da aparência gozona de todo o texto: “Já perdemos as vezes suficientes para sabermos que ganharmos hoje é apenas isso. Mas, também, não é menos que isso”. Acompanhar o Europeu com umas passagens pelo blog pode ser um intervalo simpático na seriedade com que se discute a performance da selecção nacional. Encontra-se o Blogamemucho nesta estranha morada: http://chumo.blogspot.com . E é o meu blog da semana.

publicado por PRD às 17:44
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds