Terça-feira, 10 de Junho de 2008

Camionistão

 

Hoje é feriado, 10 de Junho, o tempo convida a praia e eu preparava-me para falar de um conflito ligeiro ali na Praça das Flores em Lisboa. Mas percebi que o mundo dos camionistas não se conforma com a indiferença que o Governo tem manifestado sobre o seu drama financeiro, e fui ver o que os bloggers - que não foram de fim de semana prolongado... - andaram a escrever. Eduardo Pita, no blog Da literatura, olha a reacção do PSD aos acontecimentos e adivinha: “Ao menos Menezes tinha a vantagem de dizer ao que vinha. Nesta altura já se teria feito fotografar na berlina de um camião”. “Manuela Ferreira Leite, recorda, “mandou dizer (...) que o PSD aconselha o governo a ser sensível às reivindicações do sector”.

Sofia Loureiro dos Santos, no blog Defender o Quadrado, não tem meias medidas: “O que se está a assistir no país com a paralisação sob coacção, dos camionistas, com o bloqueio das estradas e dos portos, (...) é absolutamente inaceitável. (...) Se o governo ceder a estas pressões ilegítimas e ilegais, após ter resistido às manifestações e aos apelos da rua por parte dos sindicatos, pode dizer adeus ao que resta da sua credibilidade”. João Gonçalves, Portugal dos Pequeninos, pelo contrário, acha pouco o que viu: “Fosse isto uma "nação valente" (...) e um outro "10 de Junho" poderia acontecer em vez da tradicional treta das condecorações (...) em "homenagem" a uma ficção chamada Portugal. Assim, o "protesto" não passa de mero lodo no cais”.

No Tomar Partido, Jorge Ferreira vê “o ministro da Ota na televisão a dizer que não cede a pressões, devido ao camionistão. Tradução: camionistão igual a buzinão do socratismo. Tradução: ministro da Ota igual a ministro que conseguiu cumprir a sua palavra e construiu um aeroporto na Ota. Entretanto, a violência está na rua (...). Faz-me lembrar o poder popular de 1975 e as célebres barricadas onde os energúmenos de ocasião mandavam parar carros e os revistavam”. Em sequência, Gabriel Silva, no Blasfémias, limita-se a perguntar: “E um vencimento fixado administrativamente, não querem também? E que tal todos passarem a funcionários públicos? (...)

E se fossem mas é trabalhar e deixassem de tentar sacar dinheiro aos portugueses?”. No meio da confusão de argumentos, o blog Jumento nota: “Não deixa de ser irónico que ao fim de mais de dois anos com o PCP a tentar promover conflitos sociais sejam os pescadores e os camionistas que, fugindo ao controlo do "partido do proletariado" tenham protagonizado os conflitos mais graves vividos nos últimos anos (...). Ainda por cima, em vez de os trabalhadores serem liderados pela "vanguarda do proletariado" são conduzidos pelos patrões. (...) Enfim, as revoluções já não são o que eram”.

E remato com esta nota. No blog Câmara de Comuns, Rodrigo Saraiva exibe um vídeo do buzinão da ponte 25 de Abril, em 1994, e que determinou a queda do governo de Cavaco Silva. Diz: “Para aqueles que ainda não ficaram esclarecidos na totalidade”. Lá está o vídeo. Dá que pensar no que pode estar para vir nos próximos dias.

publicado por PRD às 19:29
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds