Segunda-feira, 9 de Junho de 2008

Euro 2008, primeira parte

 

Tinha de ser, a estreia de Portugal no Euro 2008 domina tudo e todos, domina também o mundo dos blogues. Sofia Bragança Buchholz, no 31 da Armada, até recupera um título de um seu colega – “Coisas verdadeiramente importantes” – para contar: “À uma da tarde, ligo a televisão para saber o que vai no mundo e vejo um repórter em directo de um picnic de portugueses em Neuchâtel”. A mesma Sofia, mais tarde, acha que o exagero anda por aí: “Ainda só ganhámos o primeiro jogo e já se festeja como se tivéssemos ganho o Euro!”.

Pedro Correia dedica-se, no Corta-Fitas, a olhar o encontro com a Turquia com olhos de ver: “Nunca temi pela vitória. Mesmo assim, esperava mais dos turcos e menos dos portugueses. Afinal a Turquia foi um fiasco: claramente inferior à nossa selecção do ponto de vista técnico e táctico - e até físico, pois vários deles acabaram o jogo de ontem, em Genebra, à beira do esgotamento. Portugal, ao contrário do que alguns dos nossos habituais "especialistas" garantiam, apresentou um conjunto coeso, disciplinado, muito concentrado, sem vedetismos”. Elege Pepe “O melhor jogador da nossa selecção” e nota o estado de Nuno Gomes: “o capitão da selecção continua a ter mais vocação para rematar ao poste do que para o golo. (…) A pontaria esteve afinada:  conseguiu acertar duas vezes na madeira”.

No blog Jogo Directo, Filipe mantém a calma: ”Portugal chegou a uma vitória pela superioridade, mas deve perceber que o trabalho está ainda no início e que em embates futuros encontrará equipas mais inteligentes na sua estratégia”. No mesmo sentido vai Pedro Caeiro no Mar Salgado: “Portugal jogou bem contra uma Turquia medíocre. Permaneçamos apreensivos”.

No blog Bitaites, Marco Santos prefere observar a polémica antiga sobre os brasileiros que se tornam subitamente portugueses: “Fui a favor da entrada de Pepe na selecção portuguesa, tal como fui em relação a Deco. São dois jogadores de classe mundial. Se fossem portugueses de nascimento, teriam sido convocados e seriam titulares. É apenas isto que está em causa, o mérito destes jogadores. Ninguém defende ou receia que a selecção passe a jogar com 11 brasileiros. Ter medo disso é demonstrar falta de confiança na nossa qualidade”.
Ainda a propósito da presença do Brasil na nossa selecção e, claro, de Scolari, JCS no blog Lobi: “Quando um guarda-redes fractura um punho na véspera de um grande jogo, só podemos estar perante um sinal. Tanta conveniência tem de ser obra da providência. Dizem que Deus é brasileiro. A selecção portuguesa também”.

E remato com o humor dos Marretas, neste caso de Waldorf, que titula com grande verdade: “Enquanto houver Euro folga o Governo”. E escreve: “Portugueses vibram com primeira vitória e - a fazer fé nas caravanas - esqueceram o preço da gasolina”. O futebol volta na quarta-feira, com a selecção de novo a encher os ecrãs dos computadores de todo o país…

publicado por PRD às 19:27
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds