Terça-feira, 3 de Junho de 2008

Yves Saint Laurent

 

Tanto quanto percebo, não foi propositado – mas o post de ontem de Carla Quevedo no blog Bomba inteligente parece um sinal e uma inspiração: “Não precisamos de seriedade para evoluir mas sim de uma boa dose de frivolidade. Dizem que temos disso em excesso mas julgo que tudo não passa de um equívoco. Onde parece haver leveza há apatia e desapego sombrio. Nem sequer um vazio festivo, que diabo! Aí haverá pelo menos alguma liberdade, lugar para a esperança e para a promessa de algo que até pode ser grandioso”. Pois é: podia bem ser o epitáfio de Yves Saint Laurent, o criador cuja marca fica para lá da morte. O mundo dos blogs passa também pelo mundo da moda. Escreve Sibila no blog Mundo Fechado: “Apetece-me vestir o vestido de ir à ópera, calçar luvas de cetim preto, pôr uns brincos dourados até aos ombros, pintar as unhas e os lábios de vermelho e colocar um pouco de um perfume teu por detrás das orelhas. Depois, pegar num copo de champanhe, acender um cigarro e olhar para o céu estrelado da noite e pensar em como gostavas dos dourados sobre fundo preto. E depois ainda, chorar, de gratidão, por teres trazido tanta beleza ao mundo”.

Bela homenagem, a que junto esta outra ideia, que encontro no blog “Uma Vespa a abrandar”: “levou pela primeira vez mulheres negras para a passerelle, (...) não teve medo de assumir a sua homossexualidade, (...) deu um novo papel às mulheres no mundo da moda, nomeadamente com a versão feminina do smoking e com a utilização das transparências”. José Teófilo Duarte, no Blog Operatório: Yves Saint Laurent “Convocou a Arte para a Moda. Sofisticou-a e Democratizou-a. Em 2002 desistiu da actividade que o tornou feliz. Agora foi a vida que o abandonou. Há mortes que nos recordam grandes vidas”. Cláudia, no blog Justa Saia, recorda uma vez mais o smoking feminino que o criador nos deixou, e que, escreve, “se tornou símbolo de uma nova atitude feminina”. Cita depois Pierre Bergé: “Se Channel libertou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”.

E já que viajo pelas frases feitas, encontro no blog Lanterna Roxa uma citação do próprio estilista: "A mais bela peça de roupa que uma mulher pode vestir são os braços do homem que ela ama. Para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar a felicidade, eu estou aqui".

Morreu um grande criador, e apetece-me fechar dando razão a cleópatra, no blog Cleópatra Moon. Escreveu esta frase simples e directa sobre Yves Saint Laurent: “O homem que nos vestia e perfumava para que os outros homens ficassem com vontade de nos despir”.

publicado por PRD às 17:53
link do post | comentar
2 comentários:
De ACCB a 15 de Junho de 2008 às 19:43
Sorriso grande de obrigada por me ler e ter gostado.


De Lanterna Roxa a 30 de Junho de 2008 às 15:59
Obrigada pela visita ao nosso blogl. Espero que passe mais vezes pelo Lanterna Roxa e que goste do que lá vai encontrar.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds