Sexta-feira, 6 de Junho de 2008

Blog da semana: Aspirina Light

 

Dentro dos chamados blogues temáticos, gosto especialmente dos que se dedicam ao design, à imagem, às tendências da modernidade. Curiosamente, são em geral blogues cuja origem está na arquitectura. Já aqui uma vez destaquei o excelente Barriga de um Arquitecto, hoje escolho como blog da semana um outro espaço onde arquitectura, design e cultura se cruzam com informação, opinião, análise. Chama-se Aspirina Light, é assinado pelo arquitecto Ivo Sales Costa e assume-se como “Um espaço de consumo simples em formato light”. Ou com mais rigor: “situa-se entre os conceitos de blog e webzine, procurando promover os temas da arquitectura e sustentabilidade, suportados pelo impacto dos novos estilos de vida urbanos, onde a cultura, os livros, a música e a sociedade global se insurgem como condutores das manias humanas”.

Assim dito, parece muito elitista e intelectual, mas não é. Além de um conjunto actualizado de informação sobre o mundo da arquitectura nacional e estrangeira, é um blog com muitas ligações a outros sites e espaços dedicados ao design, mas também à cultura urbana e até mesmo a este mundo virtual.

Aliás, um destes dias o autor do blog lamentava aquilo a que chamava uma blogoesfera “demasiado provinciana, suporta-se em gente que utiliza o poder do teclado para morder em tudo o que mexa, seja na actualidade politica, na vergonha da economia, no marasmo da cultura ou na miserável fantochada de arremessar as ditas opiniões sobre nada, no trabalho ou na escrita dos outros”. Ivo Sales Costa insurgia-se contra o facto de não haver em Portugal uma verdadeira crítica arquitectónica: “Existiu, em tempos, mas quedou-se na assimilação dos intervenientes pelo sistema reinante”.

Bom, no Aspirina Light há lugar à opinião, ao conhecimento, à informação. Foi lá, por exemplo, que li a mais recente entrevista de fundo que Souto Moura deu, ao Jornal de Noticias, e que não tinha tido oportunidade de ler no jornal. Foi lá que soube de palestras sobre arquitectura, mas também feiras internacionais, exposições, projectos.

Para quem se interessa pelo meio, seja estudante ou apenas amador, como eu, eis um blog que convém ter à mão. Fica em http://aspirinalight.com , e é a minha escolha desta semana, antes de entrarmos no maravilhoso mundo do europeu de futebol. Mas isso guardo para segunda-feira...

publicado por PRD às 18:46
link do post | comentar
2 comentários:
De Anónimo a 6 de Junho de 2008 às 21:08
MERCÚRIO#2 é a segunda edição do Festival de Teatro da ESAD.CR.
Decorre de 5 a 30 de Junho, em Alcobaça, Azambuja, Benedita, Caldas da Rainha, Leiria e Nazaré, percorrendo 5 teatros, Cine-Teatro Alcobaça, Teatro da Rainha, O Nariz, Teatro Miguel Franco e Teatro Chaby Pinheiro; e outros espaços culturais: EPAC; Auditório da ESTG e Centro Cultural Gonçalves Sapinho.

http://web.esad.ipleiria.pt/mercurio2/




De Ivo Sales Costa, AspirinaLight.com a 15 de Junho de 2008 às 23:15
O agradecimento surge totalmente fora de tempo devido a uma agenda que, mais do que carregada, se encontra a rebentar pelas costuras.
O meu muito, muito obrigado caro Pedro, após duas semanas de ausência reparar que existe quem nos leia apesar de todos os desabafos, é mote fantástico para que se continue a trabalhar, dentro de todas as limitações que a ditadura da falta de tempo vai impondo.
Bem haja!

Ivo Sales Costa


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds