Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

Blog da semana: Pastoral Portuguesa

 

Há uma guerra contra os anonimatos e os pseudónimos no mundo dos blogues – mas, sinceramente, se não estivermos no domínio da ofensa, do insulto, da difamação, não vejo qualquer problema em que se assuma uma outra identidade para assinar uma obra.

Por isso mesmo, e para demonstrar que nem todos os pseudónimos escondem difamadores, escolhi para Blog da Semana o Pastoral Portuguesa. É assinado entre aspas por Rogério Casanova, que desconfio não existir com esse nome. Percebe-se que o autor vive ou viveu na Grã-Bretanha e abriu o blog em 2006 confessando que o fazia porque tinha “Tempo livre a mais”.

Em boa hora o fez. Escreve muitíssimo bem, é dono de uma ironia e de um humor muito personalizados, tem na verdade uma identidade própria, marcada por um estilo singular. Ou seja, não é apenas o que escreve, mas também e muito como escreve. Vejam por exemplo como caracteriza a exposição televisiva de Manuel Ferreira Leite:

“maquilhada pela mesma equipa de profissionais que transformou Cate Blanchett em Bob Dylan, falou menos e fez mais sentido, recorrendo ao seu expediente retórico habitual: declarar um domínio insuficiente sobre este ou aquele dossier, para logo na frase seguinte, insinuar toda uma galáxia de conhecimentos apreendidos sobre o mesmo dossier”.

Vejam agora como Rogério Casanova coloca uma questão divertida que todos já vivemos:

“Queria aqui apresentar, nos termos mais inequívocos, o meu protesto contra a rapidez com que os cafés e restaurantes deste país estão a aderir às luzes com detector de movimento para apetrecharem as suas casas-de-banho. O propósito, segundo me explicaram, é poupar energia, intenção contra a qual nada me move. Mas eu tenho, por acaso, um amigo que gosta de se instalar com o Record ou o Economist (...) no cubículo e passar lá uns confortáveis minutos de leitura. (...) Custa-me que a dignidade do meu amigo - forçado a esbracejar como um lunático de 30 em 30 segundos para não ficar às escuras na retrete (...) - seja assim tão radicalmente relegada para segundo plano. Isto parece-me importante”.

O dia a dia, o futebol, a politica, mas também os mais puro dos pensamentos – Pastoral Portuguesa é um blog de primeira linha, que não perde nem ganha por ter um autor com pseudónimo. Mais esta pérola para fechar:

“Ontem, num comboio da Fertagus, um homem sentado ao meu lado foi aproximadamente vinte minutos a olhar para um puzzle sudoku recortado de um jornal. Só quase no fim da viagem me apercebi que ele estava a resolvê-lo - preenchendo os quadradinhos mentalmente, sem o auxílio de lápis. Um feito que não é assim tão extraordinário, sobretudo se comparado com o dos que jogam xadrês sem auxílio de tabuleiro (como Najdorf), futebol sem auxílio de bola (como a selecção Sueca no Mundial de 1994) ou política sem o auxílio de hipóteses (como Pedro Santana Lopes), mas ainda assim digno de realce. Eu próprio me tenho fartado de escrever aqui nas últimas semanas sem o auxílio de mim próprio; espero que tenham conseguido ler tudo sem o auxílio de letras”

Está em http://pastoralportuguesa.blogspot.com . É ir lá e conferir.

publicado por PRD às 18:34
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds