Segunda-feira, 2 de Junho de 2008

Manuela, a eleita

 

O primeiro blog onde fui assim que soube que Manuela Ferreira Leite tinha ganho o PSD foi, claro, ao Abrupto, de Pacheco Pereira. E o que encontrei?

Bom, encontrei uma fotografia com uma cesta enorme cheia de flores. Por baixo, a legenda: “Para a Manuela”.

Já João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, não se deixa comover com as flores e exige mais: "Pacheco Pereira foi um dos 'autores morais' da candidatura da actual presidente 'laranja'. Por consequência, deve apresentar-se agora como um militante exemplar, disposto a servir a senhora e o partido no 'terreno', sem floreados”.

Entrámos, portanto, na ressaca das eleições no PSD e há opiniões para todos os gostos, Pedro Correia, por exemplo, no Corta-Fitas, nota que a senhora “chega a líder do PSD numa eleição directa, método de escolha a que sempre se opôs”, e sublinha “uma clamorosa falha estatutária. A leitura do resultado permite concluir que seria claramente derrotada se houvesse segunda volta”.

Percebe-se que Pedro preferia outro candidato, bem como João Pinto e Castro no blogexisto: “O estilo distingue-se de Sócrates principalmente pela compostura. Pode não ser suficiente, mesmo tendo em conta que o país está a ficar farto das birras públicas do primeiro-ministro. Acontece que, em épocas de pouca fé, a nostalgia é um produto que se vende bem”.

Dos vencidos não reza agora a história, mas fixei o post de Carlos Manuel Castro, no Câmara de Comuns, em que adivinha 0 2009 de Santana Lopes: “Agora, o candidato derrotado (...) fará uma curtíssima travessia do deserto, e em meados do próximo ano começará a preparar nova corrida à Câmara da capital”. O futuro do PSD já começou, como se vê...

No blog Aspirina B, Valupi, no meio de uma longa análise, consegue ter esta tirada: “Ferreira Leite (...) vai demonstrar que o cavaquismo não se pode repetir. O seu sucesso ou insucesso não terá qualquer relação com as eleições de 2009, antes com o seu sucessor. E, se tudo correr bem, ela irá descobrir uma alternativa a Passos Coelho”.

Luís Mourão, no Blog Manchas, prefere usar as palavras alheias, neste caso de Constança Cunha e Sá, no telejornal da TVI: “Manuela Ferreira Leite provou que é possível ganhar eleições sem prometer nada e sem ter ideias sobre o que fazer”. Ainda assim, Manuel Fonseca, no Geração de 60, reconhece que “é a vitória da sensatez e do pragmatismo”, enquanto André Azevedo Alves, no Insurgente, acha que, face aos resultados numéricos que obteve, a nova líder “fica colocada numa posição ingrata e muito difícil para conseguir a pacificação e relançamento do PSD”. Bruno Carvalho, no blog Ultrajes menores, também tem duvidas e pergunta-se o que “a "Dama de Ferro" fará com os pouco mais de 30% dos votos dos laranjinhas. De Menezes fez-se sumo, com ela será que se fará o milagre da multiplicação das laranjas?”

No meio de tantas dúvidas, Francisco José Viegas, na Origem das Espécies, regista uma certeza: “é a primeira mulher líder de um partido político com expressão parlamentar em Portugal. Sem quotas”. Aí está: temos mulher, resta saber que PSD vamos ter.

publicado por PRD às 19:22
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds