Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Blog da semana: Pronome possessivo

 

Blog da semana, uma escolha que não pretende mais do que destacar blogues que escapam ao olhar diário que aqui faço mas que, ainda assim, merecem destaque, visita, impulso, uma palavra.

Não é a primeira vez que digo aqui que o mundo dos blogues é muito atraente e apetecível para os escritores... Aí temos mais um nome com espaço individual e próprio neste universo: Rita Ferro, a escritora de, entre outros, O Nó na Garganta, Uma Mulher não Chora, Os Filhos da Mãe – enfim, essa mesmo, que todos conhecem, abriu há oito dias o Pronome Possessivo, que diz ser “Blogue de natureza catártica que desafia todos os normais que reprimem a sua loucura e todos os loucos que conservam alguma educação”.

Não sei mesmo se não poderia adoptar esta definição do blog de Rita Ferro como uma alargada definição daquilo que é um blog pessoal. Neste caso, temos então a escritora e os seus interesses, paixões e manias: seja uma série de televisão ou um poema, seja uma história humana que encontra num jornal ou uma paixão repentina para um livro. Rita Ferro, como sempre, mostra-se por inteiro. Ela própria escreve: “Não sou pessoa que planeie nada, pelo que não planeei este blog. Acho que começou por uma (sã) inveja da Ana Vidal e do seu blog «Porta do Vento». Somos cúmplices desde há muitos anos. Escreve boa poesia, publicámos livros juntas, veste-se como gostaria de me vestir, e tem, perante a vida, uma atitude sóbria. Comecei por brincar com ela e com o tempo que dedicava ao seu blog. Depois, sem querer, fui participando no dela. Um ou dois posts foi quanto me bastou para tomar o gosto por estas coisas. Finalmente, fui ontem jantar a casa de uma (outra) amiga que percebe um pouco mais do que eu  destas andanças, e, sempre a brincar, criámos isto. Veremos o que acontece. Não sei do que vou falar, mas, seguramente, não me apetece transformar esta pequena tribuna numa extensão da Imprensa ou dos noticiários televisivos. Para já, gostava que cada estranho que aqui aterrasse se tornasse num futuro amigo. Portanto, já sabe. Deixe o seu comentário e o resto logo se vê. Até breve e poste-se bem!”

Quem conhece a Rita Ferro sabe que ela é mesmo isto: mulher frontal, terra a terra, diz o que tem a dizer. Ora, sendo um blog um meio de comunicação rápido, imediato, e nessa medida muito espontâneo e poderoso, acho que não me engano se disse que este Pronome Possessivo vai dar que falar. E que ler. É a minha escolha da semana e pode encontrá-lo em http://pronomepossessivo.blogs.sapo.pt
Este blog é como aquela mulher: não chora.

publicado por PRD às 18:27
link do post | comentar
1 comentário:
De Rita Ferro a 27 de Maio de 2008 às 11:35
Oops, era aqui que queria ter comentado!


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds