Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Polícias à solta

História resumida e rápida: dois polícias à paisana entraram na sede do Sindicato dos Professores da Região Centro e levaram alguns documentos, tendo interrogado sindicalistas sobre o tipo de manifestação que se preparavam para fazer durante a visita de José Sócrates a uma escola.
É óbvio que a coisa não podia correr bem aos polícias, e logo a seguir ao Governo. Comecemos por um comentário de um socialista, Medeiros Ferreira, no blog “Bicho Carpinteiro”:
“Lé-se e não se acredita.”
Realmente, não se percebe o chamado excesso de zelo, como lhe chamou Raimundo Narciso, no blog “Puxa Palavra”, acrescentando:
“Talvez por falta de experiência em manifestações e cordões humanos procuraram informações junto dos organizadores. Uma idiotice, obviamente. E tal idiotice deve ser tratada no quadro da corporação policial para que não se volte a repetir. Agora, dizer que o Governo praticou um «atentado à democracia»? Haja bom senso. E não se esqueçam do provérbio popular: «com quem ferro mata, com ferro morre».”
O comunista Vítor Dias, no blog “Tempo das Cerejas”, não tem as contemplações do seu ex-camarada e escreve:
“Não vale a pena estar com punhos de renda. Toda a gente percebe que os factos se apuram com dois ou três telefonemas e no máximo de duas horas. Portanto, insisto: o «processo de averiguações» é só para dar tempo às partes envolvidas para pensarem se é melhor ser o mexilhão a pagar, se é melhor ter o atrevimento de dizer que se tratou de uma inocente recolha de informação com carácter público, se é melhor dizer que se tratou de uma iniciativa legítima do ponto de vista de assegurar a ordem pública”.
Francisco José Viegas amansa as feras no blog “Origem das Espécies”:
“Durante todo o dia, pela rádio, ouvi falar do direito à indignação. Uma grande união nacional lutava pelo direito à manifestação. Que a democracia estava em perigo, que isto não podia ser, e que as liberdades estavam em perigo. Uma pessoa comove-se facilmente, mas volta à razão quando vê o espectáculo. Como se percebeu com algum bom-senso, a jogada saiu em favor de José Sócrates. A história de Pedro e o Lobo em mais uma variante.”
A montanha parece que pariu um rato apesar de serem preocupantes estes excessivos e permanentes excessos de zelo, desculpem lá as redundâncias... Aligeiro a coisa no final, com o humor do “Blog dos Marretas” sobre este tema. Titulo: “Novas Rotinas Policiais”
Texto: “A propósito da visita de agentes da PSP às instalações de um sindicato, a governadora civil de Castelo Branco diz que é um procedimento "habitual e rotineiro". Lá está: com ministros em acção pelo país, e centenas de sindicatos para todos os gostos, a polícia só tem tempo para as já "rotineiras" visitas aos sindicatos. E depois admiram-se com a quantidade de assaltos que acontecem todos os dias.”
publicado por PRD às 22:31
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds