Quinta-feira, 22 de Maio de 2008

Ir à Luz

 

Hoje é feriado, um bom dia para reflectir, ou para pensar em algo diferente. Por exemplo, pensar no bem que podemos fazer aos outros se nos disponibilizarmos um bocadinho, se dermos um pouco do nosso tempo, um pouco de nós. Um blog pode inspirar esse gesto, esse passo, esse momento, e foi exactamente atrás do lado bom da vida que fui.

Encontro no blog de Laurinda Alves, A Substancia da Vida, um texto intitulado “Às terças na Luz”.

Começa com uma fotografia de umas escadas. Escreve a Laurinda: “Estas são as escadas que subo e desço invariavelmente no Hospital da Luz  todas as terças à tarde. Sou voluntária no Piso 4, na Unidade de Cuidados Paliativos, e se mostro as escadas rolantes é só porque me são familiares e porque, como é óbvio, não faz sentido revelar aqui a intimidade dos quartos”. Depois, Laurinda conta como se aproximou daquele universo: “Percebi a importância de uma Unidade de Cuidados Paliativos quando estive à cabeceira de alguém muito querido, que morreu demasiado cedo. Realizei então a diferença abissal que existe no acolhimento e tratamento dos doentes terminais nos hospitais que têm e não têm equipas especializadas em Cuidados Paliativos. (...) Decidi tornar-me voluntária quando a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos fez o primeiro curso de voluntariado, no Verão passado. Não tive dúvidas de que queria fazer o curso, mas tive dúvidas sobre se seria capaz de estar semanalmente à cabeceira de doentes crónicos e terminais. Ao fim de oito meses posso dizer que não só sou capaz, como descobri que gosto e que esta forma de voluntariado dá muito mais vida à minha própria vida. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, as tardes de terça passadas no hospital são sempre as tardes mais importantes da semana. De todas as semanas, quero dizer. Explicar aqui a essência da vida vivida naquela Unidade é uma impossibilidade física. É extraordinariamente difícil traduzir por palavras ditas ou escritas tudo o que se diz, tudo o que se cala e tudo o que se sente naquelas horas que passamos uns com os outros nos quartos e corredores do hospital. A mim basta-me o duplo sentido que dou à expressão "vou à Luz!". 

O texto da Laurinda, que aqui trago praticamente na íntegra, serve vários propósitos: é um exemplo para quem tem tempo livre pode dispor de algum desse tempo para ajudar os outros; é uma inspiração para quem lê, que fica com vontade de seguir os passos da Laurinda; e é um excelente pretexto para reflectir sobre o sentido e os sentidos da vida.

O Mundo dos blogues não é só critica, humor, opinião solta. Pode ser também, num dado momento, uma boa ideia para dar mais luz às vidas de cada um.

publicado por PRD às 22:24
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds