Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Taça verde

 

Inevitável espreitar a final da Taça pelo olhar dos blogues nacionais, posso mesmo começar antes do jogo, quando Pedro Ribeiro escrevia no seu Dias Úteis: «Não tenho favorito para esta final, mas impressiona-me sempre a festa única que é a Final da Taça (...). Aqueles parques de estacionamento sem cancelas, aqueles acessos arcaicos, as roulottes com a míni e a bifana, o engarrafamento para entrar e sair do estádio, (...) o estádio Nacional tem uma mística única”.

Foi lá que tudo se passou, e noto com graça que João Severino, no blog Pau Para toda a Obra, fez uma crónica ficcionada por antecipação e acertou em cheio. Escreveu ele antes do jogo: “o Sporting venceu o Porto por duas bolas a zero num clima de euforia e de júbilo por parte dos lisboetas que à partida não eram nada favoritos...”. Severino deveria jogar no euromilhões... Deixada a sugestão, vamos aos comentários depois da taça: “Numa óbvia atitude de fair play, evitei o tema Olegário Benquerença”, escreve Bruno Sena Martins no Avatares de um desejo, apesar de reconhecer: “O Sporting jogou melhor e merecia ganhar”. Na origem das Espécies, Francisco José Viegas acha que “a fruteira é do Sporting” mas deixa a alfinetada: “Olegário Benquerença mostrou mais uma vez que é um predestinado: não por ter prejudicado o Porto e beneficiado o Sporting, mas porque, realmente, não se percebe. Claro que prejudicou e que as suas omissões são fatais”.

No Geração rasca, André Carvalho explica o que é, para ele, o Sporting: ”Esforço, Dedicação, Devoção e Glória (sem batota)”. O assumido treinador de sofá Tomás Vasques, no Hoje Há conquilhas, garante que o Sporting “jogou com mais garra e ofuscou os portistas”, e acha que Paulo Bento ganhou ontem “uma nova moratória”. Carlos Abreu Amorim, no Blasfémias, manda mensagens aos Portistas que só falam do árbitro:
”queixem-se mais da equipa que entrou desconcentrada e sem ambição; queixem-se do Jesualdo que, mais uma vez, inventou num jogo grande”. Seguem-se exemplos dos erros do treinador do Porto, ainda que Carlos reconheça por fim: “o Sporting jogou melhor em todos os domínios”.

Para fechar, dois comentários de mulheres neste mundo ainda muito masculino. Kiss Me no blog Beijo na Boca: “Eu juro que tentei torcer pelo Porto. O meu Benfica já não estava na corrida e afinal, o Porto é a minha segunda cidade (...). Mas quando o Sporting marcou foi cá uma felicidade!”. E Cristina, no blog “Um Dia Uma Estrela Disse”: “Queria que fosse o Sporting a ganhar a Taça de Portugal, o que acabou por acontecer. Mas depois de ver o Pedro Emanuel com aquela carinha de cachorrinho a olhar para a Taça, de longe, deu-me um aperto no coração e tive vontade de gritar "Moutinho, meu rapaz, dá lá o caneco ao sô capitão do Porto que, pobrezinho, está tão tristonho!". Alguém avise o Pedro Emanuel que lhe dou beijinhos para o dói-dói passar, se ele quiser!”

É o que eu sempre digo: no mundo dos blogues há de tudo, e vale tudo. Hoje foi assim, amanhã será diferente...

publicado por PRD às 16:20
link do post | comentar
1 comentário:
De Cristina a 20 de Maio de 2008 às 19:41
Espero que o Pedro tenha a noção que arriscou toda a sua carreira jornalística no momento em que citou o meu blogue. Vou ficar vaidosa. Obrigada pela consideração! :)


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds