Terça-feira, 20 de Maio de 2008

Combustão nos combustíveis...

Falemos então dos combustíveis e do preço a que são vendidos. “Há pouca concorrência no mercado dos combustíveis?”, pergunta João Pinto e Castro  no Blogexisto. “Em Portugal, responde ele, há pouca concorrência em quase tudo. Sabiam que quase todas as marcas de margarinas à venda nos nossos supermercados são produzidas pela mesma empresa?”.

O facto pode explicar algumas coisas, mas não tudo. Mudemos então o ponto de vista e vejamos o que escreve e pergunta Carlos Loureiro no Blasfémias:

“Alguém sabe explicar:

a) Quantos litros leva um barril de petróleo;

b) Quantos litros de gasóleo se produz a partir de um barril;

c) Quanto custa um litro de gasóleo, antes de impostos, à saída da refinaria”. Perguntas que ficam depois do programa da RTP que ontem debateu o tema.

À espera de resposta está também Rui Costa Pinto no Mais Actual. Sob o título “Já lá vão vinte” escreve apenas: “Aumentos de combustíveis. Não tarda nada o Primeiro-ministro deixa de poder sair à rua”.

No que respeita aos movimentos de massas, o mundo dos blogues funciona com base na convocatória, nas correntes de assinaturas, nas petições. Encontro um ensaio geral no blog “Loucuras na Estrada”, assinado por DYN:

“Não é que acredite muito neste tipo de iniciativa, até porque muitos dos portugueses são carro-dependentes (...). Em todo o caso, faço o apelo aqui no blog como me fizeram a mim”. E o apelo é:

“Devido ao consecutivo aumento dos preços dos combustíveis que nos afecta a todos, seria bom todos os Portugueses manifestarem a sua indignação. Para isso será necessário a colaboração de todos nós, na próxima semana de dia  19 (...) a 23 de Maio de 2008 (...), um boicote ás gasolineiras da GALP e da BP (...). Se durante uma semana deixarmos de abastecer os nosso carros nestes duas gasolineiras, iremos causar um prejuízo avultado e desta forma os preços necessariamente terão de baixar”.

Ideias populares provavelmente sem grande sentido e pouco informadas obrigam-me a ir procurar fontes bem informadas. Assim chego ao blog Visto da economia da jornalista Helena Garrido. E leio: ”A pressão que está a ser feita ao Governo para combater a subida do preço dos combustíveis é o melhor caminho para se fazerem disparates. Espero que não. Mas lembro o que fez António Guterres e Pina Moura nos combustíveis - mantiveram o preço, criaram um défice só porque se convenceram que a subida era transitória. (...) É preciso não cair na tentação de limitar a subida do preço dos combustíveis”.

Ou seja, e para concluir: parece evidente que estas subidas de preços não são tão óbvias quanto parecem – por isso merecem reflexões maiores do que a lógica imediata da blogoesfera. Assim sendo, talvez seja melhor esperar por melhores dias, no que toca a este tema...

 

publicado por PRD às 19:18
link do post | comentar
1 comentário:
De Bruno Simões a 12 de Julho de 2008 às 16:49
Questões importantes, efectivamente. Pensei que um barril de petróleo levasse 500 litros, mas não tenho a certeza.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds