Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Fumar a bordo

 

Impossível passar ao lado: o mundo dos blogs vibra com o episódio de José Sócrates, o cigarro e o avião e a promessa de deixar de fumar... O deixar de fumar é que impressiona, por exemplo, Daniel Oliveira no Arrastão: “Vai deixar de fumar e anuncia? Mas o que raio temos nós a ver com o facto de Sócrates fumar? Fumar é legal e é lá com ele. Quanto ao resto, o importante é saber se Sócrates pagará a coima respectiva, como qualquer cidadão. E que fume o que quiser nos lugares onde o pode fazer”. João pinto e Castro, no bloexigsto, também defende a multa: “não resta à ASAE senão aplicar uma pena exemplar à TAP e ao Primeiro-Ministro. Já viram os problemas que isto resolvia? A ASAE tornava-se de um dia para o outro imensamente popular, e Sócrates humanizava-se ao submeter-se ao império da lei, sem falar de que o país inteiro adquiria uma patine instantânea de civilidade”. Por esse prisma do exemplo e do somos todos iguais, Diogo Agostinho no Psicolaranja deixa uma pergunta: “Um jovem que fume, e está proibido de o fazer em discotecas como se sentirá ao ver o seu Primeiro-Ministro (...) a dar este exemplo?”. A este respeito encontro Carlota, no geração Rasca, exclamar: “Aqueles senhores tinham obrigação de ter vergonha, respeito pela tripulação e demais passageiros e, sobretudo, tinham a obrigação de cumprir uma lei aprovada por eles próprios”.

Vital Moreira, um eterno defensor do Governo no blog Causa Nossa, desta vez critica, chama-lhes “Maus Exemplos” e deixa um só comentário: “As normas valem para todos”.

Entre a indignação e o gozo, vale tudo. Henrique Burnay, no Atlântico, deixa uma sugestão: “passar a colocar nos maços de cigarro: fumar pode provocar inadvertidas violações da Lei.”

E Rafi, no Insurgente, recorda o lado desportista e o feitio do primeiro-ministro: “Sócrates, o saudável corredor de fundo, fumou, mas será que inalou? E será que vai fazer o jogging do costume lá nas Venezuelas?E agora, que vai deixar de fumar (...), será que vamos ter de lhe dar um desconto quando ficar mais irascível?”. Comentário lateral de Rafi: “o politicamente correcto” “lixa” o “Pobre Zé”.

Faltavam piadas, aí está uma do Arcebispo de Cantuária: “Estudos recentes comprovam: Fumar em aviões ajuda a deixar de fumar”.

Fecho a ronda com Tomás Vasques no Hoje Há Conquilhas, que acaba por dizer o essencial que está para lá da aparência: “O facto foi notícia do dia. Meteu declarações comoventes de todos os partidos da oposição e chamaram-se os constitucionalistas a depor, como se estivéssemos à beira de um golpe de Estado. Feliz país que se pode dar ao luxo de se centrar em tais trivialidades”.

Ora aí está o que também me deixou a pensar...

publicado por PRD às 18:45
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds