Segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Bolas e apitos

 

Super-liga terminada, polémica nas sanções disciplinares da Comissão Disciplinar, crise no Benfica – o futebol, em final de época, dá sempre que falar. Hoje trago notas que em comum têm apenas a bola, e quase sempre a indignação. Começo mesmo pelo ódio ao desporto-rei, assinado por Victor Abreu no blog “jantar das Quartas”: “Desprezo o mundo do futebol e todos aqueles que vivem nele, dele ou encostados a ele, incluindo "comentadores", (...) empresários e classe política. E repugna-me a forma verdadeiramente totalitária como o futebol se transformou na grande obsessão dos portugueses (...), como domina os media (...). Por isso, dá-me um gozo especial ver a mafia do futebol a espernear e a vociferar por causa do 'Apito Final'. Mas é preciso dar-lhes ainda com mais força. Partam-lhes a espinha, para não mexerem mais”.

Apito final, muito bem, outra opinião, Bruno Sena Martins no blog Avatares de um Desejo: “Talvez seja conveniente alguma moderação na arrogância com que o Portugal de gente séria olha para o futebol, como se de uma espécie de enclave corrupto se tratasse. A verdade é outra: se a eficiência de processos e celeridade deliberativa da Comissão Disciplinar (...) se mobilizasse para outras instâncias de poder, era ver, daqui a uns meses, o Estado Português descer de divisão”.

Rodrigo Moita de Deus, no 31 da Armada: “O melhor do "apito final" é saber que vai a "prolongamento".

Antes de virar a agulha para o Benfica, leio ainda JCD no blog Hole Horror:

“Penas destas que mais parecem feitas “para inglês ver”, para calar o povo (...), para justificar o tempo e os meios gastos, não convencem. Como o caso Casa Pia, como o caso Maddie ou o caso Joana, a Justiça parece sempre morrer no caminho”.

É no meio desta acesa discussão sobre o Apito Final que há um apito mesmo final sobre a época benfiquista, que coincide com a reforma de Rui Costa. Filipe Nunes Vicente, no Mar Salgado, achou que “Foi bonita” a festa de despedida. “Tão bonita que me pôs a sonhar com a do Luís Filipe”. Miguel Morgado, no cachimbo de Magritte, recupera uma crónica de Vasco Pulido Valente sobre o Benfica: “O artigo termina a castigar a mais recente opção por Eriksson, qual feiticeiro salvador do clube perdido. Concordo. E podia acrescentar que um bom exemplo da desorientação benfiquista dos últimos anos tem a cara de Trapattoni, de longe o melhor treinador que por lá passou. Com uma equipa de terceira linha, (...) lá foi Campeão nacional e por pouco não ganhou a Taça também”. Mas os sócios, mesmo assim, não gostaram...

Agora vem aí Erickson, e no Blog da Bola não se augura nada de bom: “Vai custar uma fortuna (...) Não há qualquer garantia de que velho Erikson vai ser tão bom como foi o novo Eriksson. Muito pelo contrário: nos últimos anos, o técnico sueco não se pode orgulhar do trabalho apresentado. Falhou em todas as frentes em que esteve e envolvido (...). A contratação de Eriksson, bem analisada é uma lotaria”.

O futebol muitas vezes é isso mesmo: uma lotaria. Hoje saiu-me essa lotaria à Janela, entre o apito final e as buzinas na luz...

publicado por PRD às 18:12
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds