Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

Blog da semana: a pente fino

 

Carlos Lourenço, Gonçalo Pina, Miguel Carvalho, Óscar Carvalho e Pedro Bom juntaram-se em Setembro do ano passado e abriram o blog “A Pente Fino”. Ideia manifesta: “passar a pente fino vários argumentos, especulações, bocas e insinuações de políticos, jornalistas, figuras públicas, etc. Vamos catar o que seja ilógico, tenha erros técnicos, tenha comparações abusivas ou falta de bases”.

E aí está o o blog cata-disparates, que tenta não perdoar um erro, um abuso, um momento mais sensacionalista.

Às vezes o tom do próprio blog é agressivo e exagerado, mas o mundo dos blogs é feito justamente deste estilo mais arrebatado.

No “A Pente fino” os jornais estão sempre na berlinda. Exemplo que o blog julga de “sensacionalismo”: “A capa do Expresso deste sábado brindava-nos com umas setas apontadas para cima legendadas com "Leite 74%, Arroz 71%", etc... Lá dentro percebíamos que aquelas subidas eram subidas em categorias específicas, sendo portanto totalmente falso que o Leite como classe de produtos tenha subido 74% em média (seja lá qual fosse a média) como a capa tenta dar a entender”.

Bom, os autores do blog tem razão neste caso e foi fácil fazer o óbvio: ver o quadro das páginas interiores do próprio jornal e confirmar efectivamente que só o leite pasteurizado de marca branca tinha sofrido esse aumento – todos os outros tipos de leite subiram bem menos, entre os escassos 4% e os generosos 39%... Bem longe portanto desse 74% que o Expresso puxou à primeira página.

Outro momento, bem diferente, destes dias no blog: “Quem acabou de ouvir o António Vitorino dizer nas suas Notas Soltas que ainda hoje tinha ouvido o presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento dizer que "mais de um bilião, isto é, mil milhões, de pessoas seriam afectadas pela crise alimentar," que não deixe solta esta nota: em português, um bilião não corresponde a mil milhões, mas antes a um milhão de milhões! (...) Dado que não vivem um milhão de milhões de pessoas ao cima da terra, o senhor do Banco Asiático referia-se certamente a mil milhões de afectados pela crise alimentar, pelo que o António Vitorino só errou ao falar em "bilião". Mas, felizmente, a emenda saiu melhor do que o soneto, e a mensagem lá passou”.

Se é verdade que os políticos dizem destas coisas, parece evidente que o alvo mais apetecível do blog são mesmo os jornais. Quase como provedores dos leitores, os cinco autores do “A Pente Fino” quase todos os dias corrigem os números, as estatísticas e mesmo alguns factos que os jornais vão contando.

Aqui temos portanto um blog útil, a seguir, e a ter em conta. É a minha escolha desta semana e está em apentefino.blogs.sapo.pt. Os jornalistas não gostam de ser criticados, mas na blogoesfera esse característica parece ser mesmo mania. Que seja pelo menos uma saudável e pedagógica mania...

publicado por PRD às 18:56
link do post | comentar
1 comentário:
De Anónimo a 15 de Maio de 2008 às 13:05
isto nunca é mais actualizado?


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds