Terça-feira, 29 de Abril de 2008

Ferreira Leite

Aí está a candidatura oficial de Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD e, evidentemente, o olhar do mundo dos blogues sobre o tema. Comecemos por um socialista, Medeiros Ferreira, que vê com clareza a crise a perpetuar-se no partido rival:
“Está para lavar e durar. Por detrás de cada um dos candidatos perfila-se outro ou outros: detrás de Manuela Ferreira Leite espreita Rui Rio, na de Santana Lopes agita-se Alberto João Jardim, no apoio a Passos Coelho confluem todos aqueles que não se querem comprometer com nada”
Outro olhar, o de Inez Dentinho no blog Geração de 60:

“Vejo em Manuela Ferreira Leite uma oportunidade de discutir políticas com nível e de agregar pessoas parecidas. Temo a colagem com a imagem do Sócrates cobrador de impostos”.

David Diniz, no Insubmisso, reconhece que “Ferreira Leite lança-se no mais difícil palco político do país: ser candidata à liderança de um PSD feito em cacos”. Mas, diz, “pode, porém, ser o primeiro grande teste à qualidade da democracia portuguesa. Antes do mais, percebendo até que ponto uma mulher que defende políticas impopulares pode seguir essa defesa em público, ir a votos com essas mesmas ideias - dentro e fora do partido. Depois, e em caso positivo, tentar perceber se uns e outros (...) estão (...) preparados para a verdade, nua e crua, de um país que está longe dos melhores dias e que vai ter que sofrer para voltar a eles”.

No blog Lóbi, JCS vê em Manuela Ferreira Leite uma outra versão de Cavaco Silva: “Daquele cavaquismo que governou Portugal durante uma década e não soube aproveitar (...) as condições que naquele tempo nos foram dadas. Ficámos parados a engordar o Estado e os bancos. Agora, a missão de Ferreira Leite é manter a linha”.
Luiz Carvalho, no Instante Fatal, não apoia a candidata e cita uma frase clássica para o exprimir: "Eu nunca pertenceria a um clube que me aceitasse como sócio". Neste caso, Manuela.
No blog Bico do Gás, Asensio recorda Marques Mendes e a forma como foi maltratado no PSD para dizer que, “Se o país sente a falta de um PSD forte e credível, Manuela Ferreira Leite é também responsável”.
Noto ainda que Paulo Gorjão, no Cachimbo de Magritte, defende que “Passos Coelho é o candidato que melhor se ajusta às necessidades do PSD”, ele acha que Ferreira Leite não acaba com a contestação no interior do PSD – ou seja, acha que não une o Partido. João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, simpatiza com a candidata: “Manuela tocou "no ponto"? Tocou. (...) Mais uns tempos deste circo e o país passava, de facto, a ignorar o PSD.

Como referiu, nem sequer é certo que o país preste atenção a um PSD que não se dá ao respeito. Acontece que não é seguro que o circo tenha acabado ou que o ciclo da "falta de respeito" tenha chegado ao fim. O ressabiamento e o oportunismo têm forças que a razão desconhece”. Ou seja, não há aqui favas contadas...
A campanha mal começou, Manuela chegou ontem, mas já tem espaço próprio na Internet, algo a meio caminho entre um blog e um site, até agora só com noticias sobre a candidatura: vejam em www.ferreiraleite.com. O PSD vai ser o bombo da festa nas próximas semanas e eu cá estarei à Janela...

publicado por PRD às 23:36
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds