Sexta-feira, 12 de Outubro de 2007

Blog da Semana: "Visto da Economia"

(Excepcionalmente, crónica radiofónica em antestreia aqui, no blog, 17 horas antes de estar no ar...)
Hoje é o dia do Orçamento Geral do Estado – e por essa via achei que a minha escolha para Blog da Semana teria de recair sobre um sitio que se dedicasse à economia, ao mundo das contas e dos números. Infelizmente, este é um universo que, do ponto de vista jornalístico, está minado pelos interesses, pelas relações entre empresas, empresários e jornalistas, e obviamente também pela conjugação de empresas de media e títulos. Por isso, é difícil encontrar uma visão mais independente, ou pelo menos clara.
Encontro-a, então, no blog que escolhi para esta sexta-feira: Visto da Economia. Autora: a jornalista Helena Garrido. Assinatura: “Olhar, reflectir e debater Portugal e o mundo com a visão da economia”
Tem pouco tempo de vida, começou em Julho passado, coincidindo com a Presidência Portuguesa. Helena escreveu então:
“No dia em que se inicia a terceira presidência portuguesa da União Europeia nasce o Visto da Economia. Não podia ser melhor. (...) Vamos ter seis meses muito interessantes pela frente. O governo português tem o sonho de conseguir concretizar o Tratado Reformador, o sonho de ter um Tratado chamado Lisboa. Não é impossível.”
E explicou: “Podemos sempre tentar encontrar regularidades estatísticas para reforçar a expectativa de que é possível. Com excepção de Nice - o último e que é uma das grandes raízes dos actuais problemas na revisão dos tratados - os dois outros, Maastricht e Amesterdão foram assinados em pequenos países. Antes disso, com excepção do tratado fundador em Roma, o Acto Único Europeu que nos deu o mercado único não mereceu o nome de uma cidade mas também tem a sua assinatura ligada a pequenos países.
Independentemente do sonho, a verdade é que Helena Garrido comenta diariamente os passos e o estado da economia, de forma clara, inteligente e simples. E com as ligações que estabelece acaba por conseguir dar ao leitor comum uma perspectiva do que se passa.
Sobre este Orçamento que hoje chega a todo o lado, e que será debatido profundamente nos próximos dias, diz: “Enfrenta uma conjuntura muito mais difícil que o previsto”. E reenvia-nos para outro artigo onde escreve:
“O Orçamento do Estado vai prever um défice inferior aos 3% exigidos por Bruxelas. Mas aquelas que deveriam ser as contas públicas que relançavam a economia e preparavam o PS para a campanha eleitoral de 2009 perspectivam-se bem mais difíceis”.
Entre colaborações noutros meios de informação e os seus próprios posts, Helena constrói quase de raiz um jornal de economia sob a forma de blog. Um olhar inteligente e útil – por isso, naturalmente, o meu blog da semana.
publicado por PRD às 01:13
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds