Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

PSD, o folhetim continua

Eu bem tentei ontem fugir ao tema, mas nada a fazer: o mundos dos blogs vibra com a crise no PSD, com Alberto João Jardim, Santana, Ferreira Leite. De uma forma sempre séria, Pacheco Pereira, no Abrupto, faz um ponto de situação:
“Sem se "consertar" primeiro o PSD, restituindo-lhe um mínimo de credibilidade, o que significa mudar estilos, linguagem, processos e pessoas, não adianta avançar com grandes arroubos programáticos porque pura e simplesmente ninguém os percebe, nem os ouve, nem os faz. Qualquer outra proposta pode ser muito bonita no papel, mas é profundamente irrealista, e serve os "maus", ou é mera retórica”.
Dito isto, do outro lado da barreira pode estar Daniel Oliveira no Arrastão: “Vejo a televisão. Desfilam personagens como Mendes Bota, Ribau Esteves, Patinha Antão, Marco António, Hugo Velosa, Santana Lopes, Alberto João Jardim… E pergunto-me: o que aconteceu ao PSD para que os cromos se tenham transformado nas figuras?”
No mesmo sentido vai Sofia Loureiro dos Santos no Defender o Quadrado: “Há um bocado passou um filme de terror na televisão (...). De uma assentada desfilaram Patinha Antão, Mendes Bota, Ribau Esteves, alguns discorrendo sobre a maravilha de uma hipotética candidatura de Alberto João Jardim à liderança do PSD. (...) Estou meio zonza, até um pouco nauseada”.
Pedro Sales, no Zero de Conduta, prefere ver o tema pelo lado do negócio: “Depois da SIC ter investido uma pequena fortuna para contratar os gato Fedorento, Alberto João Jardim anuncia que está disponível para ser líder do PSD (...). Isto não é coisa que se faça...mais a mais ao militante n.º 1 do PSD”.
Laurinda Alves, em A substancia da vida, nota que Jardim “aterrou em Lisboa (...) entre duas nuvens: a nuvem de jornalistas e fotógrafos habitual e uma outra, mais nebulosa e rara, feita de um silêncio grandiloquente. Chegou muito caladinho, deve vir aí asneira”. Mas também há quem defenda o madeirense inimputável. João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos: “Jardim tem sido o único social-democrata a dar motivos de orgulho ao partido a que pertence. Tem um currículo político invejável, sufragado anos a fio pelos seus eleitores. É um governante com experiência, persistência e obra”. Pelo menos na blogoesfera que eu li, Gonçalves está sozinho. Mas nestas coisas do PSD e da politica, o que é verdade agora, não é daqui a nada. Nem por acaso, o dia nasce e parece que Jardim fica de fora e Santana pode ser candidato. Leio então Rui Castro no 31 da Armada: “A ausência de reacção deste blog às mais recentes notícias sobre o PSD explica-se pela ressaca com que ficámos após o pré-anúncio da candidatura do menino guerreiro à presidência daquele partido”. Ou seja: depois de Jardim, ainda vamos ouvir a blogoesfera voltar a Santana Lopes...É só esperar para ver...

publicado por PRD às 23:06
link do post | comentar
1 comentário:
De Constantino Xavier a 25 de Abril de 2008 às 10:32
E para quando uma recomendação da minha vida em Deli? Obrigado e continuação de bom trabalho!


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds