Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Dias de...

O mundo dos blogs continua entusiasmado com o PSD e o momento de mudança que vive - mas confesso que, ao terceiro dia, me apetece mudar de assunto.

Vou pelos dias de...
Há dias para todos e para tudo – ontem foi o dia da Terra e achei interessante o relato de Carlota, no blog Geração Rasca, sobre o que recentemente fez pela terra..
Conta: “deixei de comprar água engarrafada para beber. Substituí as garrafas de Spa pela Brita , o que diminuiu significativamente o volume semanal do meu caixote de plástico para reciclar. E ainda teve a vantagem de me proporcionar menos peso para carregar do super-mercado para casa. Deixei de comprar garrafões de água destilada e substituí-os pela garrafa de AQua+ , que tem uma duração média de quatro anos. Basta atestar com água da torneira, esperar quinze minutos e já se pode encher o ferro de engomar. Ainda menos volume para o caixote do plástico! Agora quanto às garrafas do leite, só se puser uma vaca no jardim... Tem a vantagem acrescida de poupar a electricidade do cortador de relva e de diminuir as quantidades de lixo verde. Mas a ideia do outro lixo, que vem por acréscimo, faz-me seriamente hesitar quanto à aquisição do animal... “
Gostei do relato e da preocupação – noto aliás que no mundo dos blogs o ambiente é uma preocupação constante e nunca é demais sublinhar tal facto.
Mas se ontem foi o dia da terra, hoje é o Dia Mundial do Livro. No mesmo blog, outra autora, Cristina, escreve que lhe pareceu “um dia apropriado para cumprir algumas tarefas em atraso...”
Expliquemos, então.
Nos blogs há muito estes jogos de corrente em que alguém lança um desafio e todos vão atrás. Neste caso o desafio era reproduzir a quinta frase completa da página 161 do livro que se anda a ler... Cristina cumpre e reproduz: “Aos dezanove anos tinha feito dois retratos num estúdio fotográfico de Genebra, um deles vestida como um jovem árabe, outro de marinheiro, com uma boina que ostentava, como nome do hipotético barco, a palavra «Vingança»”. E depois esclarece: “O livro chama-se «Histórias de Mulheres» e é uma compilação de biografias de mulheres [Agatha Christie, Simone de Beauvoir, (...) Frida Kahlo, etc] que Rosa Montero apresenta de foma muito pessoal”.
Bom, neste dia mundial do livro fica então uma sugestão de leitura que fui buscar a um blog e uma lembrança também: hoje chega às bancas a renovada revista Ler, em cujo blog se conta que Manuel Alberto Valente, ex-editor da Asa, que abandonou depois do grupo Leya a juntar ao seu portfólio de editoras, será o editor da área de literatura, ficção nacional e estrangeira, da Porto editora. Uma boa noticia para o mercado, que precisa de gente talentosa em acção, e novos caminhos abertos diariamente.
E assim deixo a Janela aberta, com livros e editores no dia mundial do Livro.
publicado por PRD às 23:03
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds