Sexta-feira, 18 de Abril de 2008

Blog da semana: Blogkiosk

Chama-se Blogkiosk e promete ser «La crème de la crème» da imprensa internacional. Não sei se será ou não, mas é seguramente um dos mais úteis blog’s de informação internacional e de jornalismo também.
Aberto há poucos meses, á assinado por Patrícia Fonseca, jornalista, que se apresenta: “Hoje escrevo na Visão. Fui também fundadora e grande-repórter da Focus e produtora editorial da Egoísta. Como se nota, gosto de revistas. (Tanto que me dei ao trabalho de escrever uma tese académica sobre elas). Gosto ainda mais de partir. (...) Por uma boa história, sou capaz de largar tudo”.
O blog é então um riquíssimo repositório da links e reflexões sobre o jornalismo puro e duro que se pratica um pouco por todo o mundo, com especial atenção para reportagem, para a fotoreportagem, e para a actualidade politica e para cenários de conflito. A jornalista não esconde o seu fascínio pelo médio-oriente e por causas como a do Tibete.

Para ser mesmo «La crème de la crème» falta-lhe apenas um olhar mais atento sobre as revistas de tendência, ou as tendências das revistas por esse mundo fora.
Ainda assim, é um excelente blog onde inclusivamente se faz ligação do mundo a Portugal. Exemplo desta semana: “No dia em que a Assembleia da República aprovou a nova lei do divórcio, é interessante ler o artigo publicado na edição desta semana da Newsweek sobre «a geração divórcio». Nos Estados Unidos, as separações «sem culpa», à semelhança das que agora passam a ser possíveis no nosso país, foram aprovadas há 40 anos... Precisamente no ano em que nasceu o jornalista David J. Jefferson, que escreve uma reportagem tocante, num registo pouco habitual entre nós, sobre a sua própria experiência, crescendo como filho de pais divorciados. Jefferson não estava sozinho. Nos anos 70, recorda, a taxa de divórcio atingiu recordes nos EUA e a maioria dos seus colegas de escola também teve de aprender a lidar com a separação dos seus progenitores. Por isso, além de descrever os conflitos da sua infância e juventude, o jornalista decidiu procurar os seus amigos de liceu (...), para saber de que forma se sentiram afectados pela desagregação das suas famílias, como convivem hoje, já quarentões, com os seus pais - e como gerem os afectos dos seus próprios casamentos”.
Ou seja, Patrícia não se limita a ler revistas e estabelecer ligações, ela faz pontes também para com a realidade portuguesa.
É então o meu blog da semana, fica em www.blogkiosk.blogspot.com. Quem gosta de imprensa, não o pode perder de vista.

publicado por PRD às 19:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds