Quinta-feira, 17 de Abril de 2008

Coração ao alto

Rodrigo Moita de Deus andou fugido da blogoesfera, por razões pessoais, mas voltou em forma no 31 da Armada – e pegou de frente na infeliz história do site do jornal Expresso que anunciou que “Pinto da Costa tinha tido um princípio de ataque de coração e estaria internado no hospital da Luz”. Escreve Rodrigo: “A notícia revelou-se “exagerada”. Pinto da Costa anunciou que ia processar o Expresso. Por difamação. Presume-se. O ataque de coração ainda vá que não vá. O internamento também. Mas ser tratado no Hospital da Luz é uma calúnia”.
Noutro post, Rodrigo vai mais longe: “Não quero gabar-me. Mas digo-vos que nunca acreditei na notícia do ataque de coração de Pinto da Costa. Qualquer benfiquista sabe que Pinto da Costa não tem coração”.
Claro que o tema merece humor, justamente depois do desmentido e do comunicado em que a direcção do jornal se retrata e pede desculpa. Nem por isso, no entanto, deixa de ser motivo de reflexão, como bem faz Luís Paixão Martins no blog com o seu nome: “Aquilo que me chocou, escreve, foi o peso dado às fontes envolvidas. Havia, de um lado, fonte oficial do Hospital da Luz e da Espírito Santo Saúde e fonte oficial do Futebol Clube do Porto – que negavam os factos. E havia, do outro lado, duas fontes anónimas que assim continuam – para minha surpresa. Se o jornalista e a edição em linha do Expresso valorizaram mais as duas fontes anónimas do que as fontes oficiais das duas instituições envolvidas (...) é porque essas duas fontes anónimas, apesar da designação, não são aquilo a que se chama de anónimos. (...) Tenho a convicção (...) que não eram exactamente anónimas as fontes anónimas. Porque a mesma informação circulou ao mesmo tempo e quase instantaneamente por várias redacções”. Paulo Gorjão no Cachimbo de Magritte concorda com Paixão Martins. Também não percebe “o que leva os jornalistas a dar o peito às balas, protegendo a identidade de fontes que manifestamente não os respeitam profissionalmente”.
Dito isto, a madrugada de hoje foi basicamente vivida com muitos ataques – de coração, ao coração, e com pouca razão – na sequência do jogo de ontem, entre Benfica e Sporting, que destinou justamente ao Porto uma final da taça com o Sporting. Oito golos mais tarde, dos comentários nos blogues acabo por ser parcial e deixar apenas o de Paulo Pinto Mascarenhas: “Optimista que sou - e um benfiquista tem de ser, por natureza, um optimista - consigo retirar uma simpática conclusão: como vale mais ganhar ao Benfica do que conquistar a taça, o Sporting salvou a época com aquele jogo. Para o ano, Paulo Bento vai continuar a ser o treinador. O que não acontecerá com Chalana”.

Venha então o Porto com o coração em forma...

publicado por PRD às 22:14
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds