Terça-feira, 15 de Abril de 2008

O dono da Madeira

Alberto João Jardim volta a ser noticia – poucos dias depois do episódio da estátua, é a polémica das suas declarações sobre os deputados regionais e o Presidente da Republica, justamente de visita à Ilha.
No Mar Salgado, Filipe Nunes Vicente fala de “colonialismo soft” e escreve: “Pacheco Pereira, na Quadratura, costuma dizer que são apenas "excessos de linguagem" e que Jardim "dá o flanco"; a direita marialva, num alarde homoerótico envergonhado, adora o estilo "corajoso" e "politicamente incorrecto". E assim ficamos, numa espécie de colonialismo endémico que permite aos outros o que não toleramos em nossa casa. Quando um participante numa manifestação não autorizada for identificado pela polícia ou quando a ASAE fechar uma fábriqueta de beldroegas enlatadas ouviremos então os lamentos (...) pelo estado calamitoso da pobre democracia continental. Quanto a Jaime Gama, (...) deve estar muito satisfeito com mais esta "manifestação de excelência do espírito democrático". Talvez copie o exemplo e mande fechar a AR da próxima vez que cá vier o rei Juan Carlos. Pode ser melhor para o turismo”.

João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, depois de dizer que gosta da Madeira e “despreza (...) os ataques triviais contra Alberto João Jardim”, indigna-se também: Jardim “não pode comportar-se como o "dono" da Assembleia Regional para evitar uma sessão solene destinada a homenagear o Chefe de Estado. Mais do que embaraçar o "bando de loucos", (...) embaraça Cavaco que, muito justamente, se desloca à Madeira também para consagrar estes anos de desenvolvimento daquele território nacional. Se eu fosse o PR, logo à noite estaria levemente indisposto para o jantar que substitui a sessão no parlamento regional. Azia, diria eu”.
Com ou sem azia, Cavaco Silva vê-se envolvido neste episódio como bem escreve, no blog Arte da Fuga, Adolfo Mesquita Nunes: “Não é contra Jardim que os partidos e os deputados deveriam estar. É contra o Presidente da República, que manifestamente os desconsiderou e os reduziu a nada”.
“Alberto João Jardim é como uma criança mal-educada, diz João Gomes no Câmara de Comuns, e acrescenta: “enquanto os pais não tomarem uma medida séria, ele vai continuar a ser arrogante, mal educado e mal formado. Tenho vergonha de viver num país que tolera este comportamento por parte de um político. A única solução é a intervenção do Presidente da República e o fechar da torneira ao arquipélago”
Já Cristina Ferreira de Almeida, no Corta Fitas, nota que “mais cedo ou mais tarde, vão lá todos pedir um favorzinho, dar uma graxazita, encomendar umas batatitas”. Lá, quer dizer, à Madeira e a Jardim: “Até o seráfico Jaime Gama se submeteu aos superiores interesses das continhas. Ele é sempre generoso e deixa-se adular. Mas, no fundo, sabe que não é por amor que o procuram”.
Observados ambos, a viagem e o episódio, apetece concordar com JCS no Lóbi quando dia que “Aquilo que Cavaco Silva vai fazer à ilha da Madeira não é propriamente uma visita oficial, é mais um safari…”
Aqui ficaram as noticias que vieram da selva...

publicado por PRD às 19:08
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds