Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Tragédias na segunda circular

Desde sexta-feira que os treinadores de sofá estão em serviço – a reviravolta na Liga, com a derrota do Benfica na Luz, abriu caminho a mais um entusiasmado debate sobre os clubes de segunda circular...
Tomás Vasques, por exemplo, no Hoje Há Conquilhas, acha que se o Sporting “acabar o campeonato em 2º lugar (...), Paulo Bento ganha o direito a mais um ano à experiência. Caso contrário, o melhor é assinar contrato com o Carcavelinhos antes que o lugar seja ocupado. Já basta um Chalana na Segunda Circular”.
Filipe Nunes Vicente, no Mar Salgado, vê a vitória da Académica como uma “festa” e escreve: “Ainda bem que houve esta festa nacional, porque o povo precisa de alegrias futebolísticas e nos últimos tempos elas têm sido bem escassas”.

Triste, claro, ficou José Medeiros Ferreira e conta o seu momento: “Venho do estádio da Luz

(...). Esta noite as crianças podiam entrar graciosamente, e de facto havia inúmeras à nossa volta. Uma que teria uns oito anos virou-se para a mãe a meio do jogo e disse«Há outro Benfica, não há?».Era bom, era...”
No mesmo sentido vai Hélder Franco, no blog Geração rasca, com um longo post sobre o masoquismo...

“Masoquismo é...

... ver o Benfica levar três da Académica no Estádio da Luz.
... (...) ver o Benfica levar três da Académica no Estádio da Luz e ser tão, mas tão masoquista que não desiste de ver a desgraça até ao fim, e ainda ver o Chalana dizer Ah e tal até tivemos oportunidades de golo”
E por aí fora, numa espiral de masoquismo imparável. Mas há outros olhares sobre o mesmo tema, e bem diferentes: Manuel Jorge Marmelo, um homem do norte, no blog “Teatro Anatómico”:
“Sendo o futebol um domínio onde imperam as paixões, sucede-me, às vezes, tratar de modo menos cortês os moços benfiquistas. Eles põem-se a jeito, é verdade. Mas, vendo bem, devo reconhecer que o clube da segunda circular ocupa um cantinho muito particular no meu coração. Depois do Porto, não há nenhum clube que me proporcione tantas alegrias”.
Desço a Coimbra – ou melhor, a Lisboa, no blog Sinusite Crónica, com Nuno Miguel Guedes, adepto da Académica que recupera uma crónica antiga para a vingança inevitável:

Depois de recordar a infância e a pergunta que mais o irritava – “És do Benfica ou do Sporting ?” -, Nuno discorre sobre o seu clube de sempre:
“No capítulo das solenes embirrações (...), uma há que me põe sociopata. É quando alguém replica, após saber da minha filiação clubística, que a Académica é um clube "simpático". Simpático?! Simpático é o senhor que deixa passar a velhinha para a frente da fila - a Briosa é um clube brilhante, elitista e inteligente, e que conta (...) com os melhores adeptos do planeta”.
Remata: um clube como a Académica não pode ser apelidado de “simpático”: “Tem que se amá-lo, com o rigoroso exagero da paixão. E vingá-lo, como o agora o faço com décadas de atraso, perante os meus infantis amigos que não sabiam quem era a Académica de Coimbra”.
Esta semana ainda haverá Sporting-Benfica e Porto-Benfica – ou seja, cheira-me que volto em breve a procurar na blogoesfera ideias sobre o futebol da segunda circular...

publicado por PRD às 23:05
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds